Projeto “Buzum!” leva teatro gratuito para alunos de Mairinque | O Democrata

Os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Prof.ª Sarah Mazzeo Alves assistiram ao espetáculo “Caipira” realizado pela “Companhia BuZum!” dentro do ônibus utilizado para as apresentações teatrais do grupo. A peça presta homenagem às figuras folclóricas brasileiras e possui patrocínio do Instituto CCR Via Oeste, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Contada por fantoches, a narrativa fala sobre um casal e sua filha que moram num pequeno sítio e criam alguns animais. O clima de paz é quebrado quando novos vizinhos chegam à região e começam a construir uma fábrica, afetando a fauna e flora local. A família, por sua vez, tenta conversar com eles para que escolham outro lugar, longe da mata, mas são ignorados.

Ao decorrer da apresentação, Manu, a esperta filha do casal, resolve pedir ajuda aos “seres encantados” e convoca algumas figuras do folclore brasileiro, como Saci-Pererê, Curupira e o Lobisomem para salvarem a floresta da destruição.

O “Projeto BuZum!” nasceu em 2010 e é fruto de uma vontade conjunta dos artistas Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez em levar o teatro de bonecos para crianças e adolescentes do país. Para isso, eles têm um ônibus totalmente adaptado para as apresentações, que parte sempre em busca do público.

De acordo com o Diretor da Instituição de Ensino, Zacarias Júnior, projetos que levam à cultura para dentro das escolas são de extrema relevância aos estudantes. “As apresentações são importantes para os alunos, pois são através delas que muitas crianças têm o primeiro contato com o universo teatral. A mensagem de conscientização e o material pedagógico passados pelo Projeto também são fundamentais para a construção de cidadãos mais engajados com a educação ambiental” afirma.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.