Projeto ‘Lendo o Mundo com o Joca’ é utilizado pelo Colégio CB COC de São Roque

Sempre na busca por ferramentas pedagógicas inovadoras o Colégio CB COC São Roque mais uma vez é pioneiro com relação a projetos que estimulam o aprendizado de forma dinâmica e interdisciplinar. Neste ano letivo de 2019 os alunos do Ensino Fundamental I participam do projeto “Lendo o Mundo com o Joca”. O Joca, “é o único jornal do Brasil para jovens e crianças, um projeto pioneiro no país, inspirado em modelos de sucesso de todo o mundo”.

O jornal, de publicação quinzenal traz notícias do Brasil e do mundo em linguagem apropriada para jovens. Além de reportagens e textos escritos por jornalistas, colunistas, pedagogos e especialistas em educação o Joca tem um encarte em inglês com diferentes níveis de compreensão. Os leitores ainda podem contar com mais de 60 atividades em inglês e português.

A primeira edição já chegou ao Colégio CB COC com assuntos atuais como a tragédia de Brumadinho, a crise na Venezuela, várias informações sobre ciência e tecnologia e uma retrospectiva com os principais fatos de 2018. Os professores receberam um guia para uso do jornal com orientações para o trabalho na sala de aula e já começaram a utilizá-lo com os alunos.

Entre os benefícios comprovados por um estudo de impacto realizado pela HEC (École des Hautes Études Commerciales de Paris) estão o enriquecimento do vocabulário, o despertar do interesse pelo conhecimento e o gosto pela leitura. O estudo também comprovou que 85% dos leitores do Joca gostam de ler o jornal e acham as notícias interessantes e divertidas. E mais de 80% comentam as notícias lidas entre os amigos e parentes.

O trabalho pedagógico será contínuo e terá como produto final a elaboração de um jornal da escola. O Colégio CB COC tem como meta o protagonismo dos alunos no processo de ensino aprendizagem, pensamento crítico e incentivo da leitura.