Encontro no Sesc Sorocaba debate questões fundiárias e culturais dos quilombos

O Sesc Sorocaba realiza o debate “Quilombo: Cultura, Território e Resistência”, no dia 22, quarta, às 19h, na Área da Convivência, de graça e livre para todos os públicos. Parte do projeto “Iorubrá – Quilombo: Cultura, Território e Resistência”, realizado em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a mesa pretende discutir e apresentar as questões fundiária, histórica e cultural das Comunidades Quilombolas do Estado de São Paulo.

Participam da conversa Benedito Alves (Ditão) do Quilombo Ivaporunduva (Eldorado/SP), Valdir Leite do Quilombo do Carmo (São Roque/SP), Carlos Henrique Gomes, Chefe de Gabinete da Fundação Itesp e Paula Elaine Covo, antropóloga.

Desde 1998, 33 comunidades foram reconhecidas pelo Governo do Estado como remanescentes de quilombos, sendo que apenas seis delas foram tituladas em terras públicas.

Iorubrá

Em novembro, o Sesc Sorocaba apresenta o projeto “Iorubrá – Quilombo: Cultura, Território e Resistência”. O objetivo é contextualizar a diversidade como identidade, a pluralidade como raiz e a expressão híbrida das comunidades de negros e brancos como parte fundamental da cultura popular brasileira, por meio de espetáculos, bate-papos, shows, narração de histórias, entre outras atividades na programação do Sesc Sorocaba.

SERVIÇO:
Quilombo: Cultura, Território e Resistência
Dia 22, quarta, às 19h.
Convivência. Grátis. Livre

SESC SOROCABA
Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade.
Telefone: (15) 3332-9933.