Prefeito Josué Ramos faz visita técnica na Estação de Tratamento de Água de Vargem Grande Paulista

A fim de verificar o andamento das obras da futura Estação de Tratamento de Água (ETA) Vargem Grande, um dos maiores reservatórios de todo o Estado de São Paulo, o prefeito Josué Ramos visitou o local acompanhado de técnicos do Consórcio Construtor São Lourenço.

Prevista para entrar em operação no início de 2018, a ETA deverá produzir 75 milhões de litros de água que irão abastecer a região oeste da grande São Paulo. “Sabemos da importância desta obra para atender a demanda e solucionar o problema de falta de água não só em Vargem Grande Paulista, mas em toda região metropolitana do estado. Ela impressiona por sua capacidade de tratamento e reservatório de água”, comentou Josué.

A Estação terá processo de tratamento convencional para 4,7 metros cúbicos de água por segundo em média
e até 6,4 metros cúbicos por segundo na condição de produção máxima diária. O volume é suficiente para atender dois milhões de moradores dos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista, região onde mais cresce a população na metrópole.
Na área da ETA também estão sendo montados três reservatórios metálicos com 19m de altura e 45m de diâmetro. Serão os maiores reservatórios da Sabesp, com capacidade para armazenar 25 milhões de litros de água bruta cada um. No local também será construído um reservatório de concreto, que vai armazenar 20 milhões de litros de água tratada.

Segundo o prefeito, o reservatório de água do bairro Jardim Europa também será ampliado. “Esta obra também irá ampliar muito a nossa capacidade de abastecimento e atender a demanda de falta de água, tem bairros que ficam em regiões mais altas e sofrem com a falta de água”, informou Josué parabenizando o governador Geraldo Alckmin pela sua atuação em defesa e investimentos na área de saneamento básico.

Outras notícias

Secretaria de Educação entrega “Prêmio Educadores Nota 10”

Professores, auxiliares de desenvolvimento de educação básica e psicopedagogos receberam das mãos do prefeito Josué Ramos e do vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Turismo Reinaldo de Oliveira, o prêmio Educadores Nota 10.

O prêmio é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação com o objetivo de valorizar os educadores e incentivar a disseminação de práticas educativas de sucesso na rede escolar. Inscreveram-se no projeto Educadores Nota 10, cerca de 80 profissionais sendo escolhidos um finalista para cada categoria: auxiliar de desenvolvimento de educação básica (Adeb), professor de educação básica I, professor de educação física, professores especialistas e psicopedagogos institucionais.

Os projetos apresentados foram analisados por uma comissão designada pela Secretaria de Educação, com a participação dos técnicos da Parceiros da Educação. “Parabenizo por esta iniciativa, o I Encontro de Educadores Nota 10, e agradecer a empresa Bate Forte pela parceria que possibilitou a apresentação de desses projetos. Sabemos da dificuldade que os professores têm na sua luta do dia a dia, sua dupla jornada, às vezes até mais, e mesmo assim participaram.
Não adianta prefeito, secretário ou diretora pensar em projetos se não houver a participação do corpo docente. Vocês são o exemplo de dedicação, determinação, buscando aumentar o seu conhecimento para que possa transmitir àqueles que estão ansiosos pelo aprendizado. Nosso muito obrigado pela participação de vocês e esperamos ano que vem buscar novos projetos para aprimorar ainda mais o conhecimento e melhorar cada dia mais a educação”, disse o prefeito.

Os Educadores Nota 10 deste ano foram:

• Auxiliar de Desenvolvimento de Educação Básica (Adeb)

– Educador – Luiz Gustavo Xequeto dos Santos
“Jogos digitais para crianças com expectro autista”

– Sociabilidades – é brincando que se aprende
Josiane Cristina Novaes Batista

• Professor

– Professor de Educação Física – Fernanda Assunção Pereira
“Jogos e brincadeiras populares: uma viagem pelo Brasil”

• Escola Ativa

– Escola Municipal Genésio da Luz Novaes
“Um mundo de gêmeos textuais”

• Gestão

– Escola Benedito Rocha

Utilização de recursos para obtenção de resultados

Diretora: Carollyne Peppe Piva

Orientadora: Joelma Maria Pereira Teixeira

“É uma satisfação realizar o I Encontro de Educadores Nota 10, momento este de valorização dos profissionais da educação que tanto trabalham em prol de uma educação de qualidade, de responsabilidade, formando as novas gerações”, destacou o secretário de Educação. Também prestigiaram o evento os vereadores Marcelinho e Ferrugem, além da diretora de Educação Rosa Lirane.