Prefeitura intensifica combate a Febre Amarela no bairro Setúbal

Agentes das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, de Controle de Vetores e do Departamento de Meio Ambiente estão realizando ações de conscientização e vacinação da Febre Amarela no Bairro Setúbal.
Os funcionários municipais visitaram as casas, entregaram panfletos e alertaram os moradores sobre a presença da doença em primatas não humanos, explicando inclusive que o macaco não transmite a Febre Amarela, e cuidados no combate aos mosquitos transmissores da doença.

A imunização NÃO é indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças até seis meses, pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápicos em doses elevadas e portadores de Lúpus.
Para se proteger procure um Posto de Saúde próximo à sua residência e apresente a carteira de vacinação ou o RG. A vacina é dose única.

Saiba Mais

Secretaria de Educação promoveu encontro de gestores das escolas municipais

A Secretaria de Educação de Mairinque encerrou os trabalhos relacionados ao ano de 2017, na Escola Paulo Freire. O evento reuniu os diretores de todas as escolas municipais, servidores e representantes da Secretaria.

Na ocasião, foi demonstrado o organograma da Secretaria e todas as atribuições de cada Departamento da pasta. Além disso, foram apresentados os nomes dos gestores que estarão à frente das Escolas Municipais no próximo ano, bem como todos os membros da Secretaria que irão desenvolver os trabalhos em conjunto.
A Secretária de Educação, professora Rita Sarti Benatti, durante a cerimônia fez questão de enaltecer o trabalho de todos os servidores realizado durante o ano, quando diversas atividades foram desenvolvidas nas escolas e importantes metas educacionais foram atingidas.

“Em todo este ano, foi prezado em muito o trabalho em equipe.

As dificuldades sempre irão existir por isso é preciso a paciência, o diálogo e acima de tudo o planejamento, pois sem ele nada é bem feito. Por isso agradeço aos gestores e colegas, que tanto trabalharam neste ano para ensinar e transformar”, finalizou a Secretária.

Meio Ambiente divulgou balanço das atividades em 2017

O Departamento de Meio Ambiente e Agricultura realizou o balanço das atividades realizadas durante o ano de 2017. Confira os principais eixos de atuação:

– Educação Ambiental: Em parceria com a Secretaria de Educação, instituições públicas e privadas nos dias da Água, do Meio Ambiente, da Árvore, aniversário de Mairinque e o 19° aniversário de criação da APA – Área de Proteção Ambiental de Itupararanga foram realizadas atividades em escolas e bairros da cidade.

– Feira da Sustentabilidade: Realizada na Praça da Matriz e no bairro Dona Catarina tiveram a adesão de grande público com jogos pedagógicos para crianças, distribuição de mudas, orientação ambiental nas áreas de prevenção contra dengue, descarte de óleo usado, aproveitamento integral de alimentos e banco de alimentos, arborização urbana e oficinas, como a de cerâmica.

– Resíduos: Coleta de óleo vegetal usado através do Programa Óleo nas Escolas, que totalizaram mais de 6.000 litros este ano, na qual todas as escolas tornaram-se ponto de coleta.

– Logística Reversa:Destinação correta de aproximadamente 2 toneladas de resíduos eletroeletrônicos, 90kg de pilhas e baterias e 80 toneladas de pneus inservíveis.

– Plantios e doações de mudas: Foram distribuídas cerca de 300 mudas de árvores nativas e realizados plantios totalizando 500 mudas em diversas regiões, na Rua da Etec de Mairinque, Av. Paulo Azzini, Av. Brasil Japão, Rua Tiradentes, Recanto dos Eucaliptos, Dona Catarina, Moreiras e Reneeville.

– Capacitação técnica: Funcionários do Departamento participaram de cursos e treinamentos sobre legislação ambiental, arborização urbana, poda,muitos deles em parceria com a Defesa Civil, como as Operações Estiagem e Verão.

– Poda e corte de Árvores:Foram podadas 334 árvores e emitidas 59 autorizações de corte previstos na legislação municipal além da compensação ambiental.