Prefeitura realiza reunião para criação do Plano Municipal da Primeira Infância

A Prefeitura de Araçariguama, por intermédio da Secretaria de Educação, realizou na quarta-feira, 18, a reunião intersetorial para definição dos procedimentos para criação do Plano Municipal da Primeira Infância.

O Plano Municipal da Primeira Infância, é um instrumento político e técnico, intersetorial, cuja elaboração deve contar com a participação de diferentes esferas dos governos, da sociedade civil e das próprias crianças.

Os planos são constituídos por meio de um diagnóstico da situação de vida, desenvolvimento e aprendizagem das crianças no município, e aborda uma lista de ações das diferentes secretarias para garantir que os direitos das crianças sejam integralmente atendidos, e metas que permitam avaliar as políticas em curso.

A criação de Planos Municipais pela Primeira Infância está prevista no Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016), aprovada em março do ano passado e determina princípios e diretrizes para a criação de políticas públicas voltadas para as crianças de até seis anos.

A ação aconteceu no espaço da Mesa Educadora do município de Araçariguama e contou com a participação de gestores e professores da educação, conselho tutelar, associações educacionais do município, sociedade civil, representantes das associações de bairros e pais de alunos.
“Araçariguama mais uma vez se mostra atenta para as indicativas nacionais e internacionais, para melhora da qualidade de vida dos munícipes”- frisou o Secretário de Educação, Michel Vicentine.

O Plano Municipal da Primeira Infância é uma ação municipal para cumprimento da Meta 01 do Plano Municipal de Educação aprovado pela lei 710/2015.

Saiba Mais

Veículo para a Defesa Civil

A Prefeita Lili Aymar recebeu em seu gabinete na manhã desta quarta-feira(18/10) ,o Deputado Estadual, Gil Lancaster, que em reunião trataram de assuntos a cerca de interesses e benfeitorias para o município.

Na ocasião, a Prefeita acompanhada do Secretário de Governo, Moisés Arruda, solicitou um veículo destinado para o Departamento de Proteção e Defesa Civil de Araçariguama que realiza ações preventivas, assistenciais e reconstrutivas da cidade.

A justificativa para aquisição deste veículo é que devido á inúmeras ocorrências como incêndios e inundações, o Departamento necessita da utilização de um veículo próprio e de uso exclusivo visando a eficácia do trabalho e atendimento desenvolvido em Araçariguama.

“Se conseguirmos conquistar este veículo, ampliaremos a capacidade de resposta da equipe da Defesa Civil nas situações de emergência. Hoje o setor atende diversas ocorrências com total exemplo de todos”-disse a Prefeita Lili Aymar.