Tradicional Cerimônia das Velas acontece nesta quarta-feira em Mairinque

A tradicional Cerimônia das Velas que acontece nesta quarta-feira, dia 1, chega com a expectativa de reunir mais de 10 mil pessoas no cemitério municipal de Mairinque.

A liturgia religiosa marca ainda a realização de missa, procissões e visitas a túmulos históricos, além da queima de fogos ao fim. Durante o ritual, é mostrado o mirante com um memorial em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, que foi construído sobre a Capela de São Benedito, no próprio cemitério.

A programação tem início às 19h, quando as velas serão acesas pela comunidade. Às 19h45, o pároco da igreja sai em procissão pela alameda principal do cemitério para celebrar a missa. Ao final da cerimônia, a imagem de Nossa Senhora do Carmo e, na sequência a de São Benedito, deixam suas capelas para receber a saudação dos fiéis.

Logo depois, a imagem de Nossa Senhora Aparecida é conduzida em cortejo até o mirante para ser acomodada no oratório. O percurso será todo iluminado pela luz das velas, além de uma lâmpada de LED.

Bastante conhecida na região, a Cerimônia das Velas é realizada desde 1998 e — além do Dia de Todos os Santos, dia 1, e também o Dia de Finados, 2, — marca a visitação aos túmulos de personagens folclóricos da cidade. O cemitério municipal de Mairinque fica na rua Roberto Hoff, 80, na região central do município.