Riscos e falta de manutenção na escola do Figueiras geram preocupação

Na Escola José Jesus de Paes, no bairro Figueiras, em Alumínio, os problemas de abandono e falta de manutenção do prédio tem atrapalhado o dia a dia dos alunos e funcionários. Em visita do vereador Enivaldo de Jesus ao prédio foi verificada a necessidade urgente de manutenção do local e troca de móveis.

O vereador verificou que as mesas das crianças estão quebradas, causando o risco iminente de corte; há infiltração na laje de sala de aula com forte odor de mofo; infiltração de água pelo acrílico no telhado, escorrendo pelas madeiras do pátio, o que pode apodrecer as madeiras e risco de queda.

Além disso, no acesso das crianças às salas de aula do piso inferior para o pátio superior não há toldo em toda a sua extensão, molhando as crianças, professores e funcionários em dias chuvosos. “Devido à falta do toldo, a armação enferrujou e está com risco de queda sobre as crianças que transitam no local”, disse o vereador no Requerimento protocolado nesta semana.

A iluminação em salas de aula, cozinha, pátio, banheiros também está precária devido a várias lâmpadas queimadas; há fiação e tomadas expostas com risco de choque elétrico; extintores vencidos e local onde indica extintores faltando os cilindros. Os filtros de água sem a devida indicação para próxima troca; as salas de aula sujas, devido a falta de faxineiras; cadeiras de professores rasgadas; não há material de limpeza, desinfetante, papel higiênico, papel toalha, etc e a dedetização venceu em dezembro do ano passado.

Procuramos a Prefeitura, mas até o fechamento desta edição não tivemos retorno.