Roteiro do Centro é lançado com propostas para reforçar a economia de São Roque

Cerca de 100 pessoas entre empresários, imprensa e convidados participaram do Lançamento do Roteiro do Centro no último dia 28 de junho, nas dependências do Cine Café São José. A iniciativa é da Associação do Roteiro do Centro, composta por um grupo que comerciantes que quer estimular a vinda do turista também para a região central de São Roque.

“A ideia é juntar os empreendimentos interessados em fomentar o Turismo no centro e trabalhar em prol desse objetivo. Somos Estância Turística e temos muitos atrativos no centro. Precisamos criar formas de trazer o turista para o centro também, para passar um fim de semana hospedado na cidade aproveitando diversos locais diferentes, além das adegas”.

O Roteiro do Vinho foi criado há 20 anos e, graças ao trabalho de seus integrantes, hoje é um sucesso. “Foi a iniciativa privada que, se juntando, tornou possível que uma estrada esburacada e extremamente sinuosa se tornasse um local agradável e destino desejados de muitas pessoas. Hoje o roteiro gera empregos e aumenta a renda e arrecadação de São Roque”, disse o presidente da Associação do Roteiro do Centro, Arthur Barioni Bembom, durante a apresentação do Projeto.

O Observatur da Fatec São Roque também está se estruturando como um núcleo de pesquisas destinado à promoção de diversos estudos e sistematização de dados municipais e regionais. Durante o lançamento um “walking tour”, desenvolvido pela Fatec foi apresentado como amostra de coisas interessantes que podem ser feitas no centro.

Atrativos

Segundo ele, que é sócio proprietário do Cine São José, a partir dessa experiência e em contato com o pessoal do Roteiro do Vinho, um grupo de comerciantes da área central se juntou e decidiu formar a Associação. “Esse esforço deve ser facilitado, pois podemos ser ponto de saída para vários outros da cidade como o Ski Mountain Park, a Capela do Santo Antônio, o futuro passeio de ‘Maria Fumaça’, além do próprio Roteiro do Vinho e Roteiro do Saboó (ainda em formação)”.

São vários os atrativos turísticos desse novo Roteiro proposto, como a Igreja da Matriz, Igreja de São Benedito, Brasital, Estação Ferroviária, Cine São José, Morro do Cruzeiro, Mata da Câmara, Jardim Público (Praça da República) e muitos outros. Ideias como a criação de feiras, implantação de calçadões e quiosques, reforço da segurança e limpeza da área central foram algumas das novas propostas. “Para que tudo dê certo precisamos nos unir para termos representatividade no Conselho Municipal de Turismo, o Comtur, nos poderes executivos e legislativos e onde quer que se faça necessário”, explica.

Para que essas ações possam ser implantadas, o Roteiro do Centro precisa de associados, colaboradores e parceiros. “Já contamos com o apoio da Divisão Municipal de Turismo, temos a ACIA – Associação Comercial de São Roque e o Roteiro do Vinho como parceiros e precisamos agora, nessa fase de implantação, os itens mais importantes: associados e colaboradores. Na verdade são 20 ideias que devem ser aumentadas conforme a associação de novos parceiros. Então definiremos as

prioridades e vamos seguir com capital próprio, parcerias e verbas do Dadetur quando possível, pois existem propostas nossas que estão no Plano Diretor de Turismo da cidade. Algumas ideias até já foram implantadas como as vagas para ônibus turísticos no centro, custo praticamente zero. Começamos com seis empresas e já temos uma lista de interessados de mais empreendimentos pouco menos de 20 dias. Estamos com uma boa perspectiva”, diz Barioni.

Para saber mais faça contato com o Roteiro do Centro pelo email [email protected] . Os encontros serão mensais e a próxima data ainda será definida.