Bem-estar da mulher está relacionado a boas noites de sono | Saúde e Bem-Estar

Segundo pesquisa da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, o sexo feminino tem padrões de sono diferentes do masculino. Em outro estudo, realizado pelo Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), foi constatado que as mulheres levam mais tempo para adormecer, porém têm o tempo do sono mais profundo (REM) mais longo. Elas também são mais propensas a terem pesadelos.

“Devido à diferença hormonal, as mulheres precisam de mais horas dormidas para manter a mesma disposição” explica Renata Federighi, Consultora do Sono da Duoflex. As alterações hormonais que prejudicam o sono normal acontecem durante todo clico vital seja no período menstrual, menopausa ou gravidez. Além disso, as mulheres estão mais propensas a desenvolver doenças cardíacas e depressão quando não dormem bem durante um período longo da vida.

A aparência também é preocupação entre as mulheres e, ao contrário do que se imagina, sono da beleza não é só uma expressão. De acordo com Renata, a produção de hormônios associados ao estresse aumenta quando não há repouso adequado. “Isso altera funções vitais e provoca vasoconstrição. Dormir pouco deixa a pele sem brilho, com aumento dos vincos e flácida é por isso, por exemplo, que as olheiras também se acentuam, o que faz com que a aparência fique ainda mais abatida”, explica.

Essas particularidades são essenciais para se garantir horas de sono reconfortantes para o bom funcionamento do organismo. “É importante se atentar à postura e usar um travesseiro e colchão que ofereçam sustentação para a cabeça e corpo, além seguir uma alimentação saudável e hidratar-se”, orienta a consultora do sono da Duoflex.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.