Como saber se meu parceiro (a) é confiável?

Ninguém deseja estar numa relação onde não se sente seguro, no entanto, parece que algumas pessoas, por vezes, se sentem mais ou menos firmes em um relacionamento. Existe também a possibilidade do seu parceiro (a), efetivamente não ser alguém digno (a) de confiança. É importante pensarmos que independente deste contexto, amar alguém que não nos passa confiança seria uma irresponsabilidade com a gente mesmo. É fato que, quando estamos dentro de um relacionamento, pode ser muito difícil para nós percebermos se aquela pessoa é ou não confiável, pois estamos envolvidos na relação. Existem alguns indícios de atitudes que podem nos ajudar a identificar se elas seriam pessoas confiáveis.

Uma pessoa que costuma ser muito boa com as palavras, mas pouco com as atitudes, ou seja, aquela que fala de uma forma, mas na prática age de outra, é possivelmente um parceiro (a) que não merece a nossa confiança. Em alguns casos, existem pessoas que começam a mudar de opinião conforme o contexto em que estão, portanto, pessoas que não possuem uma ideia elaborada acerca das situações e fatos, não sendo pessoas íntegras.

Em muitos casos, um dos parceiros pode até identificar este tipo de situação, no entanto não conseguem tomar uma providência com relação a isso. É o caso das pessoas que possuem baixa autoestima. Estas não conseguem confiar no parceiro (a), e neste caso, a única saída é buscar entender as razões pessoais que a fazem não se sentir bem, e deixar de responsabilizar o parceiro (a) por isso. A confiança é um elemento essencial para todo relacionamento, mas infelizmente uma grande parte dos casais não desenvolveu este elemento crucial.

Gabriel Berigo - Psicólogo