Déficit de atenção e hiperatividade podem causar insônia na infância

Hoje é o Dia Mundial do Sono. A data serve para lembrar da importância do descanso para a saúde física e emocional. O sono é importante para todos, mas dormir bem é mais essencial ainda para crianças e adolescentes com diagnóstico de TDAH.

Segundo Thaís Quaranta, neuropsicóloga Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Psicopatologia da Infância e Adolescência da APAE-SP, a insônia infantil é um sintoma para o qual pais precisam estar atentos buscar ajuda assim que perceberem crianças ou adolescentes com dificuldades para dormir ou até mesmo para a acordar.

“É muito típico nos pacientes com TDAH não conseguir entrar em relaxamento para iniciar o sono ou não dormir bem e e ter dificuldade para acordar”, ressalta Thaís. A privação do sono aumenta a irritabilidade, a impulsividade e, claro, a desatenção. Portanto, quando há problemas para dormir é preciso de uma intervenção tanto medicamentosa, quanto mudanças de comportamentos e hábitos de toda a família, pois é possível avaliar traços de TDAH, tanto em crianças, quanto em adolescentes apresentam alterações importantes no sono. “Basta que sejam avaliadas precocemente”, encerra Thaís.