Dicas para fazer uma horta caseira e agroecológica | Saúde e Bem-Estar

O Namu Cursos lançou uma novidade: o curso “Hortas Caseiras e Agroecológicas”. Com dez aulas de aproximadamente 30 minutos cada, a agroecologista Alessandra Nahra, ensina como plantar os próprios alimentos, desde a montagem do canteiro até o momento certo para podar.

Confira algumas dicas do curso:

1º Passo: Luz natural

Segundo Alessandra, a primeira atitude é encontrar um local onde haja bastante luz, “pode ser uma laje, quintal, varanda ou até o parapeito da janela, o importante é ser um local por onde você passe todos os dias, para que consiga ver a horta.

2º Passo: Recipientes para fazer canteiros

A horta caseira não precisa ter terra no chão, portanto caixotes de feira, , caixas de isopor, baldes plásticos e até gavetas de madeira podem virar canteiros.

3º Passo: Planta mais adequada

Para a professora Alessandra, é preciso utilizar bom senso na hora de escolher. “Não adianta plantar agrião se você ou ninguém da sua casa come”. Também importante levar em conta a geografia do espaço disponível para a seleção. “Hortaliças, temperos e aromáticas exigem pelo menos 5 horas diárias de sol direto, mas não desanime se a casa não recebe tanta luz. Pesquise espécies mais resistentes e experimente” – comenta.

4º Passo: Cobertura do solo com matéria orgânica

O solo precisa ser sempre coberto com palha, folhas secas e restos de poda, pois quando exposto perde a umidade. A ação bactericida do sol também atrapalha os microrganismos, responsáveis por torná-lo rico em nutrientes.

5º Passo: Adubação e rega

É necessário manter a planta bem nutrida e regar todos os dias. “A cada 20 dias é preciso revestira a terra com composto orgânico, humus de minhoca ou bokashi e não exagerar nas doses de água”, finaliza a agroecologista, Alessandra Nahra.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.