Dor lombar é o principal fator de incapacidade no trabalho | Saúde e Bem-Estar

No mundo, 540 milhões de pessoas sofrem com uma dor tão comum que estima-se que 80% da população mundial experimentará a lombalgia pelo menos uma vez na vida, a famosa dor lombar. Quando essa dor se torna crônica, ela afasta os pacientes de suas atividades diárias, e é a principal causa de incapacitação no trabalho no mundo, segundo estudo publicado na The Lancet. O pior é que a maioria dos pacientes recebe tratamento equivocado, a base de medicamentos, enquanto a fisioterapia e a reeducação postural costumam ser os melhores meios para corrigir o problema.

Segundo o fisioterapeuta Alexandre Ribeiro Alcaide, especialista em fisioterapia esportiva e músculo-esquelética e sócio fundador da Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva, a fisioterapia ajuda no fortalecimento dos músculos e articulações e na redução da dor. “A fototerapia, com a Terapia com Luz de Baixa Potência, também pode ser usada no tratamento e prevenção desta condição, atuando na recuperação dos músculos e articulações e evitando dores”.

Um dos equipamentos utilizados para o tratamento, inclusive domiciliarmente, é o Sportllux que tem a capacidade de transformar a energia da luz em efeito fisiológico, com cada comprimento de onda atuando alvos específicos e gerando respostas terapêuticas. Segundo o médico angiologista, Dr. Álvaro Pereira de Oliveira, quando ocorre a interação da luz com os tecidos, há um aumento de ATP que auxilia na contração muscular e o óxido nítrico tem efeito analgésico, por isso essa tecnologia é tão interessante para esse tipo de dores”, afirma o médico.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.