Médicos alertam sobre cuidados e riscos em colocar piercing após jovem ficar paraplégica | Saúde e Bem-Estar

O piercing é usado unicamente por questões estéticas, mas se não for feito dentro de todo um procedimento regular e a pessoa e não cuidar da cicatrização podem acontecer graves problemas, conforme alertam especialistas.

Além de causar problemas extremos, como o caso da jovem Layane Dias, 20 anos, infectada por uma bactéria que a deixou paraplégica e que entrou no organismo dela por causa de um piercing que colocou no nariz, conforme a BBC Brasil, a falta de cuidado pode causar diversos outros problemas à saúde.

Segundo a dermatologista Milena Fortunato em entrevista ao site do Ministério da Saúde, que é integrante da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica, “se o procedimento for feito em alguma clínica sem seriedade, o principal risco é a contaminação pelo material e os riscos de se adquirir doenças como HIV e hepatite”.

Já o infectologista Paulo Olzon afirma que a falta de cuidados durante ou depois da aplicação do piercing pode causar infecções por bactérias, podendo atingir diversos níveis. “Por exemplo, se colocar na orelha, uma infecção pode causar até a perda da orelha”, explica.

De acordo com Olzon, qualquer processo precisa ter todos os cuidados, principalmente com o material utilizado. Se for feito com rigor, tanto pelo estabelecimento responsável por colocar, como pela pessoa que vai usar o piercing, é possível viver sem ter nenhum tipo de problema.

Jovem fica paraplégica

Dias antes de iniciar o estágio, Layane começou a sentir dores frequentes pelo corpo. Para ter forças para trabalhar, a jovem teve de recorrer a medicamentos. No entanto, cada vez mais debilitada, teve de abandonar o estágio.

O quadro de saúde dela foi piorando até que, semanas depois, a estudante perdeu os movimentos da perna. A situação tornou-se ainda mais difícil e a jovem deixou de sentir parte do próprio corpo. “Dos seios para baixo, não conseguia sentir mais nada”, diz à BBC News Brasil.

Segundo Layane, o neurocirurgião que a acompanhou apontou que a bactéria Staphylococcus aureus – que pode causar mazelas em diferentes níveis ao atingir a corrente sanguínea – entrou no organismo da jovem por meio de uma infecção no nariz e a deixou paraplégica.

“O médico me perguntou se eu tive alguma espinha na região do nariz ou algo assim, porque essa bactéria, comumente, é desenvolvida nas fossas nasais. Foi então que contei que havia colocado um piercing no lado esquerdo do nariz, no mês anterior”, relata a jovem.

“Quando contei isso, ele me disse: o piercing foi a entrada da bactéria em seu corpo. Ouvir isso me deixou em choque”, conta.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.