Fundamental para o corpo, nutrição se reflete na pele

Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, pode ser o principal fator para conquistar uma pele mais bonita e saudável. Além dos cosméticos diários e o uso de um protetor solar com o fator indicado para a sua pele, é muito importante escolher o que devemos ingerir no dia a dia.

A dermatologista do Hospital Santa Cruz Dra. Telma Mitie Uejma Satto,, diz que adotar um estilo de vida saudável e uma dieta balanceada, resulta em um indivíduo saudável tanto nos órgãos internos quanto na superfície da pele. “Há evidências de que o consumo frequente de carboidratos de alto índice glicêmico pode, repetidamente, expor adolescentes à hiperinsulinemia aguda que, em consequência, influencia no aumento da secreção sebácea, aumentando a oleosidade e piorando a acne”, conta.

Ingerir alimentos leves é essencial. Frutas, legumes, vegetais crus, leite e seus derivados magros, além de outros alimentos ricos em fibra são os principais itens que você devem manter em sua geladeira e armários para ter a pele saudável e mais bonita.

O chocolate amargo também é um aliado para manter a pele bonita. A Dra. Telma confirma essa informação dizendo que “o chocolate amargo pode auxiliar na proteção contra os raios solares e também age como antioxidante, prevenindo a formação de radicais livres, que causam o envelhecimento. O cacau contém mais antioxidantes fenólicos do que a maioria dos alimentos”. O importante é maneirar na quantidade a ser ingerida.

Mulheres que gostam de uma pele mais bronzeada não devem se expor ao sol excessivamente. Alguns alimentos podem ajudar a manter a cor por serem ricos em betacaroteno. Os aliados aqui são a cenoura, brócolis, abóbora e mamão papaia.

A dermatologista dá dicas para quem está em busca da “pele de boneca”. “Evitar o tabagismo, fazer uso rigoroso de protetor solar e hidratante, ter boas noites de sono, além da dieta equilibrada, ajudam a prevenir as rugas”, recomenda. Ela ainda fala que para alguns casos “a aplicação de toxina botulínica, realizada pelo médico dermatologista, também auxilia na prevenção das marcas da idade”.

5 alimentos para ter uma pele perfeita:

1.Castanha-do-Pará: Consumir uma castanha-do-pará por dia, pois ela contém uma quantidade de vitamina E e selênio, que além de manter as células da pele saudáveis, ajuda no rejuvenescimento celular.

2. Suco de laranja: Esse suco é rico em carotenoides e vitamina C, que mantém a elasticidade da pele e as fibras de colágeno unidas, para uma pele firme.

3. Aveia: Uma colher de sopa de aveia na vitamina de fruta, na granola com iogurte ou na salada de fruta porque contém silício, que protege a integridade dos nutrientes até chegarem à pele.

4. Espinafre e tomate: No almoço ou jantar, fazer uma salada de espinafre com tomate. O espinafre tem luteína, que protege a pele dos danos dos raios solares, atuando como um protetor solar natural, e o licopeno do tomate melhora a microcirculação da pele, favorecendo a nutrição celular.

5. Beterraba crua: Possui um elemento chamado ácido carboxipirrolidônico, que ajuda a manter as células da pele bem hidratadas.Pode ser acrescentada no suco ou na salada, todos os dias.