Qual o segredo para atingirmos a satisfação pessoal? | Saúde e Bem-Estar


O primeiro segredo é acreditar que não existem formas milagrosas, apesar das diversas promessas que encontramos hoje, seja para melhorar a autoestima, a melhora do casamento, da qualificação profissional, dentre outros desejos pessoais. São muitas as alternativas e promessas para que você “supostamente” consiga tais mudanças, no entanto, a grande maioria destas “promessas” são falhas ou superficiais. Uma mulher que deseja emagrecer para melhorar sua autoestima pode tentar de diversas maneiras, inclusive viver de forma extremamente rigorosa com relação à alimentação, e com isso, na verdade, ela aumenta e muito suas chances de se tornar obesa, uma vez que nossa constituição psicológica se orienta desta maneira. Portanto, justamente aquela mulher, mais regrada, pode ser aquela, que com o medo de se tornar obesa, acabe se tornando, e assim enfrentando uma frustração ainda maior, e mais amarga.

Quando estamos de fora de uma situação, facilmente percebemos aonde as pessoas falham (apesar de ninguém deter uma razão ou sabedoria única), e isso é um exemplo deste mecanismo psicológico que nós temos, ou seja, da mesma maneira, alguém de fora poderá ver as suas falhas também. Podemos dizer que nós mesmos temos dificuldade para saber aquilo que é verdadeiramente o melhor para nós e frequentemente tomamos escolhas erradas. Esta é uma condição de todas as pessoas, pois todos nós funcionamos com base neste mecanismo complexo da mente, que nos faz ter receio das próprias mudanças que gostaríamos de obter. Portanto, como é que de fato – e sem milagres – diante deste contexto, podemos buscar uma melhora?

A única maneira é por meio da nossa capacidade racional. Nossa capacidade racional precisa estar totalmente destinada, verdadeiramente interessada em obter esta melhoria. A melhoria não é, por exemplo, da alimentação em si, mas sim de tudo que permeia a alimentação, ou seja, a impulsividade, a compensação do estresse na comida, dentre outros diversos fatores. O desenvolvimento da honestidade intelectual, ou seja, deixar de iludir-se e encarar as reais questões relacionadas ao seu comportamento é um caminho possível para a mudança. Este desejo e vontade efetiva de compreender a nós mesmos requer muita humildade, pois é doloroso para nós assumirmos falhas e termos coragem para enfrentar a nós mesmos.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.