Vencendo a intolerância | Saúde e Bem-Estar

“Acredito em um tempo em que não mais será preciso incluir”. Essa é uma frase que mostra muito bem o que é a inclusão, uma palavra que só começamos a usar recentemente, mas que pode mudar o mundo. Mas se ela pode mudar o mundo, porque queremos viver em um tempo onde não vai ter inclusão?

Incluir é aceitar e se reconhecer no diferente, mas isso está muito longe de acontecer, pois vivemos em dias de muita intolerância uns com outros.

Intolerância de cor, sexual, religiosa, e sim, temos que falar das pessoas portadoras de deficiências. Mas há uma triste diferença: com os deficientes a intolerância é disfarçada de pena. As pessoas estão se dividindo em pequenos núcleos para protegerem a si e ao seu semelhante, com isso vão criando forças para mostrarem ao mundo a sua história e a forma de enxergar a si mesmo e os outros. União que dá a coragem de falar “este é meu lugar no mundo, pois posso ocupar qualquer lugar que eu quiser”.

A inclusão existe para que todos possam ter essa força e coragem, de irem para mundo se mostrando como indivíduos diferentes, mas iguais como qualquer outro. Abra-se para as diferenças e enxergue o igual.
Este é o tempo que estamos esperando, um tempo que vai ser tudo tão diferente, mas ao mesmo tempo igual. Um tempo que não terá lugar para intolerâncias e nem vai ser preciso incluir, pois todos faremos parte do mesmo núcleo, sem divisões.

Mariana Santana Antiquera
E-mail: mariana_antiquera@hotmail.com
Graduada em Marketing

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.