TRE reinicia cadastramento biométrico eleitoral em Araçariguama

Com objetivo de auxiliar o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) no cadastramento biométrico de quase 8 mil eleitores araçariguamenses, e dando sequência ao trabalho de apoio ao Cartório Eleitoral de São Roque, a Prefeitura de Araçariguama irá disponibilizar novamente uma estrutura que inclui o prédio e funcionários para atender as demandas da Zona 131°, para que seja reiniciado o cadastramento biométrico dos eleitores do município.

O procedimento terá início a partir do dia 11 de fevereiro e não terá prazo determinado para ser concluído, neste primeiro momento. Os cidadãos já podem retirar senhas para efetuar seu cadastro, com datas e horários agendados na Casa do Cidadão. Tal iniciativa visa oferecer conforto, comodidade e praticidade aos eleitores araçariguamenses.

Para realizar o cadastramento é necessário ter em mãos: RG original, CPF, comprovante de residência no nome do eleitor, certificado de reservista (para jovens com 18 anos) e o título de eleitor.

Todos os eleitores, incluindo os de voto facultativo, como aqueles com idade entre 16 e 18 anos precisam cadastrar seus dados biométricos. As pessoas com idade acima de 70 anos ou mais, não são obrigadas a realizar o cadastramento.

Em 2017, foram cadastrados cerca de 4.500 eleitores. A novidade este ano é que poderá ser realizada a emissão do primeiro título, bem como transferir, quitar e ficar em dia com a Justiça Eleitoral.

O Posto de Atendimento da Justiça Eleitoral para Cadastramento Biométrico neste ano funcionará no antigo Prédio do CID – Centro de Inclusão Digital, das 10h ás 16h, de segunda a sexta, na rua da Penha (em frente a Padaria EMA na Praça Albertino de Castro Prestes (Matriz). O processo todo levará cerca de 15 minutos e não terá custo para o eleitor.