Vereador pede solução urgente para EMEI de São Roque com infestação de escorpiões | O Democrata


O vereador Guto Issa, se reuniu nesta semana com o Diretor de Educação do Município, Professor José Weber Freire de Macedo e com a Chefe da Divisão de Ensino Infantil, Silvia Maria Esplendore, para tratar da infestação de escorpiões na EMEI Professora Antonieta de Araújo Cunha Laurenciano, localizada no Jardim Ester.

Em novembro passado, o vereador enviou Ofício ao Poder Executivo pedindo ações no combate aos animais e foi atendido, porém, o imóvel está localizado próximo a via férrea e a locais que favorecem a procriação deles, que aumenta no verão por conta do clima quente e úmido, o que fez com que o Departamento de Saúde do município considerasse o prédio impróprio para abrigar uma unidade escolar.

Dados do Ministério da Saúde informam um crescimento de mais de 50% no número de acidentes com escorpiões, que causaram mais de 300 mortes em todo o país entre janeiro de 2016 e outubro de 2018 e que, com o aquecimento global e ondas de calor cada vez mais fortes e duradouras, o número de escorpiões deve aumentar, podendo ser a causa de uma grande epidemia no país.

“Após discutirmos as soluções possíveis, fui informado que a escola precisa se mudar para outro imóvel com o máximo de urgência a fim de evitar acidentes graves, e até mortes, por isso a urgência em resolver esse problema”, explica Guto Issa.

O vereador informa, ainda, que crianças picadas por escorpiões podem ter sintomas, como vômito e diarreia, além dos já manifestados nos adultos, como dor imediata, vermelhidão, inchaço por acúmulo de líquido, calafrios e suor. Em todos os casos deve-se procurar o sistema de saúde com a máxima urgência.

” Não podemos correr nenhum tipo de risco com as nossas crianças,” finaliza Guto.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.