1ª Caminhada Rosa acontece em Mairinque

A Comissão da Mulher Advogada e a Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB de Mairinque realizaram no sábado (26), com o apoio da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal, a 1ª Caminhada Rosa na cidade. O evento, que reuniu cerca de 150 pessoas, foi organizado em prol da Campanha Outubro Rosa e tem como principal objetivo conscientizar os moradores sobre a importância do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero.

A ação teve início na sede da OAB de Mairinque, localizada no Jardim Cruzeiro, no qual três auxiliares de enfermagem, sendo duas do Posto de Saúde do Bairro Três Lagoinhas e uma da Nova Mairinque, aferiram a pressão arterial e mediram a glicemia dos participantes. Antes de dar a largada na caminhada, ainda em frente ao prédio da OAB, todos se alongaram, desfrutaram dos queijos e doces artesanais fornecidos pela “Delícias de Minas” e relaxaram com as massagens da “Keila Espaço de Beleza”, além das mulheres que puderam se maquiar com a consultora da Mary Kay presente.

Durante o evento, as auxiliares de enfermagem também ensinaram a maneira correta de fazer o autoexame nas mamas. De acordo com a Diretora de Atenção Básica, Laís Prado, que também marcou presença na caminhada, essa é uma das maneiras mais eficazes na descoberta do câncer de mama.

Conforme a Vice-Presidente da Diretoria da OAB, Juliana Moraes, a iniciativa teve como finalidade exatamente isso: trazer a relevância do autoexame para a prevenção do câncer de mama. “Decidimos trazer essa caminhada para enfatizar a importância do autoexame na hora de descobrir um possível câncer mamário. Este exame é essencial, uma vez que a pessoa, ao fazer o toque, consegue sentir nódulos e diferenças de uma mama para outra”.

A Secretária de Saúde, Hozana Marcelino, comenta sobre a participação da população, ressaltando que a melhor ação para a saúde é a prevenção. “A bandeira da prevenção é algo que eu sempre enfatizo e busco levar para todos! Essa caminhada se fez muito importante para atrair o público e falar sobre questões pertinentes acerca dos cânceres de mama e colo de útero”.

O evento contou com a parceria da Academia i9, Runners, Academia Box, Yariali, Supermercado Mairinque e Sabesp. O Departamento de Trânsito e o SAMU Mairinque acompanharam os moradores durante todo o trajeto percorrido.