O Jornal O Democrata durante décadas foi o elo de ligação entre a Santa Casa e a população de São Roque relatando os principais acontecimentos e divulgando comunicados e convocações do hospital que completou 150 anos no dia 2 de fevereiro.
No entanto, entre agosto e dezembro de 1971 abriu espaço para a publicação semanal da coluna “O Hospital”, jornalzinho informativo da Santa Casa de São Roque que tinha por finalidade esclarecer, dialogar, alegrar, informar e ensinar. Em algumas edições todos os objetivos eram cumpridos, além de trazer informações esportivas e dicas culinárias.
A edição número 1, publicada em 21 de agosto, destaca que que o Pronto Socorro da Santa Casa foi inaugurado em 1º de abril de 1971. “Devem procurar o Pronto Socorro pessoas acidentadas, traumatizadas ou enfermos que apresentam sintomas como vômitos, fraturas, luxações, outros ferimentos, perda de consciência, etc. Para o atendimento de consultas, a Santa Casa mantém o ambulatório no horário das 9 às 12 horas, menos aos domingos e feriados, devendo os pacientes chegarem até às 10 horas para a retirada de fichas clínicas”.
A mesma edição ainda informa que em breve entraria em funcionamento um ótimo aparelho de raio-X, cinco vezes mais potente que o atual, graças ao auxílio decisivo da CBA. Em outras edições é possível ficar sabendo do apoio de outras empresas. Caso da Brasital que também doou um raío-x em 1948.
“O Hospital” não falhou nenhuma semana nas primeiras 13 edições até 13 de novembro. O Arquivo Vivo localizou mais três publicações de 18 a 31 de dezembro de 1971. Na última edição, comenta sobre o almoço de confraternização oferecido pelos médicos Carlos Salvetti (diretor clínico) e Arthur A. Salvetti Jr (diretor do Pronto Socorro) a todos os funcionários da Santa Casa.
Carlos Salvetti destacou a criação de novos serviços durante o ano (Pronto Socorro, Serviço de Ortopedia, Banco de Sangue) e aproveitou para a anunciar a criação do Clube do Funcionário da Santa Casa, que teria entre outras atividades a Escola de Enfermagem da Santa Casa de São Roque.
Vander Luiz




