Surto de virose na Baixada Santista: Norovírus confirmado em análises de pacientes – O Democrata

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) confirmou a presença do norovírus em amostras de pacientes atendidos na Baixada Santista, região que enfrenta um aumento expressivo de casos de virose nas últimas semanas. O Instituto Adolfo Lutz analisou material coletado em Guarujá e Praia Grande, mas as investigações continuam para determinar a origem exata do surto.

Segundo especialistas, o norovírus, altamente contagioso, é um dos principais agentes de surtos de gastroenterite, com sintomas como diarreia, vômitos e dores abdominais. A transmissão ocorre principalmente pelo consumo de alimentos e bebidas contaminados ou contato com superfícies infectadas.

Autoridades locais, como a Prefeitura de Guarujá, já acionaram órgãos como a Sabesp para apurar possíveis vazamentos ou ligações clandestinas de esgoto que possam estar contribuindo para o problema.

Medidas preventivas incluem lavar bem as mãos, evitar alimentos malcozidos ou de procedência desconhecida e atenção redobrada à hidratação, especialmente em crianças e idosos.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.