Uma quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas, que utilizava os aeroportos de Viracopos, Cumbica e Galeão, foi desmantelada pela Polícia Federal (PF) durante a Operação BH Connection. Comandado por um homem de 27 anos, o grupo realizava em média seis envios de cocaína por mês para a Europa, principalmente por meio de “mulas” treinadas. Em dezembro de 2023, 1,3 kg de cocaína foram apreendidos em Viracopos com um dos transportadores.

Ao todo, 19 viagens foram realizadas pelo grupo entre 2023 e 2024. Além do transporte, os criminosos treinavam as “mulas” a engolir cápsulas de droga e a se portar durante fiscalizações nos aeroportos. A quadrilha pagava até 5 mil euros por transporte. Durante a investigação, a PF prendeu 49 pessoas em 2023, apreendendo 146 kg de cocaína.
A operação atual identificou pelo menos quatro membros da organização, incluindo o líder, que agora está foragido. Os acusados responderão por tráfico internacional e associação criminosa, com penas que podem chegar a 35 anos.