Quadrilha internacional usava aeroportos brasileiros para enviar cocaína à Europa – O Democrata

Uma quadrilha especializada em tráfico internacional de drogas, que utilizava os aeroportos de Viracopos, Cumbica e Galeão, foi desmantelada pela Polícia Federal (PF) durante a Operação BH Connection. Comandado por um homem de 27 anos, o grupo realizava em média seis envios de cocaína por mês para a Europa, principalmente por meio de “mulas” treinadas. Em dezembro de 2023, 1,3 kg de cocaína foram apreendidos em Viracopos com um dos transportadores.

Foto: Reprodução/PF

Ao todo, 19 viagens foram realizadas pelo grupo entre 2023 e 2024. Além do transporte, os criminosos treinavam as “mulas” a engolir cápsulas de droga e a se portar durante fiscalizações nos aeroportos. A quadrilha pagava até 5 mil euros por transporte. Durante a investigação, a PF prendeu 49 pessoas em 2023, apreendendo 146 kg de cocaína.

A operação atual identificou pelo menos quatro membros da organização, incluindo o líder, que agora está foragido. Os acusados responderão por tráfico internacional e associação criminosa, com penas que podem chegar a 35 anos.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.