O Papa Francisco, de 88 anos, recebeu alta neste domingo (23), após passar 39 dias internado no Hospital Gemelli, em Roma, para tratar problemas respiratórios. Antes de sair, o pontífice apareceu na sacada do hospital, acenando para fiéis. Ele retornou ao Vaticano no banco da frente de um veículo.

Os médicos informaram que Francisco está curado da pneumonia dupla, mas recomendam cuidados especiais nos próximos dois meses. Durante esse período, o Papa deverá manter repouso, evitar grandes encontros e seguir tratamentos de fisioterapia respiratória e exercícios de fala, já que sua voz foi afetada pelo uso prolongado de oxigênio de alto fluxo.
Apesar da recuperação, Francisco deverá retomar suas atividades de forma gradual, adotando um estilo de vida mais tranquilo, segundo o Dr. Sergio Alfieri, chefe da equipe médica. Alfieri ressaltou que, embora o pontífice esteja estável, vírus remanescentes em seu pulmão exigem precauções adicionais.
Essa etapa marca um momento de recuperação para o Papa, que deverá limitar suas atividades públicas para preservar sua saúde.