Leandro de Oliveira Santana foi condenado a 13 anos e 8 meses de prisão em regime fechado por tentativa de feminicídio contra sua ex-companheira, Erica de Jesus Gonçalves, em Nilópolis (RJ). O crime ocorreu em março de 2024, quando o homem, inconformado com o fim do relacionamento e descumprindo medidas protetivas, jogou álcool e ateou fogo na vítima, causando queimaduras de 2º grau em 12% do corpo dela. Erica ficou internada por 42 dias e ainda enfrenta traumas físicos e emocionais.
A sentença reconheceu agravantes como motivo fútil, uso de fogo, impedimento de defesa da vítima e violência de gênero. Além da pena, o réu deverá indenizar a vítima por danos morais. A mulher, que passou nove meses desempregada e precisou mudar de residência por medo, é acompanhada pelo Programa Empoderadas, iniciativa do governo do Rio que oferece suporte jurídico, psicológico e prático a mulheres vítimas de violência.
O caso teve ampla repercussão e a vítima, emocionada após o julgamento, incentivou outras mulheres a denunciarem seus agressores. “A justiça foi feita. Não se cale”, declarou. Erica agora inicia atividades de defesa pessoal como parte do processo de reconstrução e empoderamento.
Com informações do g1.