Uma enfermeira de 36 anos foi agredida com socos e arranhões por uma acompanhante de paciente, uma idosa de 67 anos, em um hospital localizado no bairro da Graça, em Salvador (BA). O caso ocorreu na sexta-feira (11) e foi registrado no sábado, na Central de Flagrantes. A suspeita passou mal ao ser informada que seria levada à delegacia e foi atendida na própria unidade de saúde. Ela será investigada por lesão corporal dolosa.
O episódio chama atenção para o crescente número de agressões contra profissionais da saúde no Brasil. Segundo levantamento do Conselho Federal de Medicina (CFM), a violência contra a categoria aumentou 68% na última década. Em 2024, o país já registrou 4.562 boletins de ocorrência envolvendo médicos — uma média alarmante de 12 agressões por dia.
Na Bahia, 351 médicos denunciaram abusos, colocando o estado entre os cinco com mais registros no país. Enfermeiros também sofrem com a violência: de acordo com o Coren-SP, 80% dos profissionais de enfermagem em São Paulo já foram vítimas de agressões em ambiente de trabalho.