Espaço marcou a história cultural e turística de São Roque.
Em 14 de julho de 1968, a cidade de São Roque, no bairro da Junqueira, inaugurou oficialmente o Recinto da Festa do Vinho, atual Recanto da Cascata. O evento, liderado pelo então prefeito Heitor “Rino” Boccato, consolidou um espaço permanente para a tradicional Festa do Vinho, fortalecendo o turismo e a identidade cultural do município.

A inauguração do Recinto da Festa do Vinho, há exatos 57 anos, foi um marco para São Roque. Realizada em 14 de julho de 1968, a cerimônia contou com a presença de autoridades locais, regionais e representantes do setor vitivinícola, além de grande participação popular.
Idealizado como palco da crescente e prestigiada Festa do Vinho — um dos eventos mais importantes da cidade — o recinto foi batizado inicialmente como “Recinto Júlio Prestes”, em homenagem ao político paulista que também dá nome à conhecida estação ferroviária de São Paulo.

O espaço foi planejado para receber celebrações de grande porte, incluindo apresentações culturais, exposições, barracas e desfiles. Tornou-se, por muitos anos, o centro das festividades que celebram a tradição da uva e do vinho em São Roque, cidade reconhecida como a “Terra do Vinho”.
Ao longo das décadas, o recinto passou por modernizações para acompanhar as novas demandas culturais e turísticas. Seu nome foi alterado para “Recanto da Cascata”, em referência à paisagem natural do local, que inclui uma queda d’água e área de lazer.

Mais do que um espaço físico, o Recanto da Cascata se firmou como um símbolo da história, da cultura e da hospitalidade são-roquense, reunindo gerações em festas, festivais, feiras, exposições e outras celebrações populares.
Texto original de Eliane Stasevicius, com edição de O Democrata.