Vazamento expõe dados de mais de 46 milhões de chaves Pix no sistema do Judiciário – O Democrata

Um incidente de segurança no Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud) resultou no vazamento de informações vinculadas a 46,8 milhões de chaves Pix de 11 milhões de pessoas, segundo o Banco Central (BC) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A falha permitiu o acesso não autorizado a dados cadastrais e bancários de usuários do sistema entre os dias 20 e 21 de julho.

Foto: Reprodução/Bruno Peres/Agência Brasil

Quais dados foram expostos?

De acordo com as autoridades, as informações acessadas incluem:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • Banco, agência e número da conta;
  • Tipo de conta;
  • Chave Pix e sua situação;
  • Datas de criação e possível exclusão da chave.

Embora nenhum dado considerado sensível — como senhas, saldos ou extratos — tenha sido comprometido, o vazamento aumenta o risco de golpes e fraudes digitais, segundo alerta do CNJ.

Medidas e recomendações

O CNJ informou que o problema foi detectado e corrigido rapidamente, com o sistema já operando normalmente. A Polícia Federal e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) acompanham o caso.

Para evitar cair em fraudes:

  • Fique atento a comunicações suspeitas;
  • Não forneça dados pessoais por telefone, SMS ou e-mail;
  • Reforce práticas de segurança digital.

Em breve, o CNJ disponibilizará uma ferramenta online para que os cidadãos possam verificar se seus dados foram afetados. A consulta será feita diretamente no site oficial: www.cnj.jus.br.

Com informações do Olhar Digital.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.