Os castelos, comuns na Europa e Oriente Médio, serviram a diversos propósitos importantes, e foram destinados a objetivos militares, administrativos ou domésticos. Eles estão presentes no imaginário popular, seja através dos contos de fadas, dos filmes, da história, ou no estilo de vida de famosos artistas da nossa época que moram nessas edificações, como por exemplo, o músico André Rieu, ou a cantora Enya.

Os grandes empreendimentos sempre são frutos de profundos planejamentos, e quando são associados aos valores de antigas tradições, os resultados são fascinantes.
Tudo começou com a vinda do Sr. José Marques, morador da cidade de Ourém em Portugal para o Brasil.

Ainda novo, trazia as lembranças do Castelo de Ourém, repleto de lendas, sendo importante referência da cidade, e a vida quis que sua residência fosse próxima a ele, que lhe transmitia profundo respeito e admiração, tendo assim marcado sua infância. Sua família se mudou para o Brasil, e ele foi para a cidade de José Bonifácio, onde fez sua vida, tendo criado seus dois netos, José Eduardo Pereira e Kessi Pereira, que sempre ouviram suas histórias sobre o castelo que o fascinara. As crianças cresceram absorvendo seus ricos relatos, e assim que foi possível, as lembranças do seu avô, foram materializadas com a construção do Castelo São Roque, lembrando que a topografia escolhida é próxima a do castelo português.

O Castelo São Roque foi construído na Estrada Turística do Morro do Saboó, cujo panorama favorece a criação de estruturas desse tipo, permitindo a reprodução de ambientes deslumbrantes, os quais são enriquecidos pelas referências à idade medieval, ressaltando que a obra veio valorizar todo o entorno, levando em conta a atuação de Magali, esposa de José Eduardo, que se preocupou com a questão ambiental, recuperando aspectos da fauna e da flora.
A preocupação do edificador do projeto, José Eduardo Pereira, em seguir a tradição das construções da época, foi tal, que ele procurou, dentro dos limites, usar técnicas e materiais próximos aos padrões daquele tempo, bem como o estilo de proteção com portões de ferro volumosos, e com muralhas altíssimas e intransponíveis. Com isso, a magnitude dos ambientes criados, aliada ao conforto da vida moderna, fazem dele um local perfeito para fazer de qualquer ocasião algo extraordinário. Tudo lá conspira para que o visitante tenha uma experiência incrível, a começar pela escadaria que dá acesso ao Castelo, que é pertinente à magia do lugar, sendo prenúncio dos momentos que serão vividos.
Nele são apresentados eventos com costumes que retratam a época medieval, lembrando as narrativas sobre cavaleiros e reinados, tornando a visita ao Castelo São Roque mais que um passeio, pois o visitante é levado a contrastar sua realidade atual com o estilo de vida medieval, sendo induzido a imaginar como seria viver naqueles momentos, o que sem dúvidas provocará experiências compensadoras, pois ele poderá se sentir como parte da história narrada nas apresentações, fazendo uma verdadeira viagem no tempo.
O Castelo retrata com excelência esse período famoso, proporcionando apresentações artísticas, e atividades como torneios de justa, e performances diversas envolvendo músicas e dança. Tudo foi meticulosamente planejado, para trazer ao visitante a sensação de estar vivendo naqueles tempos, valorizados pela decoração, mobiliário, iluminação, indumentária, gastronomia da época, os jogos de mão, e demais atrativos, sendo que até mesmo os personagens que atendem o público, usam um linguajar pertinente ao clima criado.
A equipe tem como objetivo, despertar os cinco sentidos das pessoas que vão participar dos eventos, para que as experiências delas sejam marcantes e inesquecíveis.
Quem se maravilhou com as lutas de espadas nos filmes épicos, e histórias de bravuras, de honra e lealdade, vai se deleitar ao ver pessoalmente combates com diferentes tipos de luta, realizadas por cavaleiros trajando armaduras, em disputas que seguem regras internacionais, valendo pontuação. A experiência é inesquecível, principalmente para quem se encantou com o seriado Game Of Thrones, repleto de Castelos, e de dragões voando pelos céus. É imperdível conhecer a torre, onde existe uma arma medieval lançadora de flechas chamada por Balestra ou Besta, pois a sensação que ela provoca com certeza é muito especial, assim como também é impactante conhecer a arena.

A programação pode ser considerada como cultural, uma vez que tudo que é reproduzido, dentro do possível, rememora os detalhes medievais, que mesmo mesclados com a realidade atual, não perdem seus encantos. Os filmes mostram os famosos banquetes proporcionados pela realeza nos Castelos, feitos em mesas muito longas com inúmeras pessoas. Pois é: no Castelo São Roque, o visitante vai ter a oportunidade de ocupar um lugar em uma mesa igual, com iluminação que reproduz a luz de velas. Um luxo.
Participar das atrações promovidas pelo Castelo São Roque, é sem dúvidas um dos melhores passeios a ser escolhido em toda a região, e ele está esperando por você leitor.
Para adquirir ingressos, a pessoa pode acessar o site www.ocastelo.com.br onde estarão todas as informações.
Disney Medeiros Raposo