O fundador da rede de farmácias Ultrafarma, Sidney Oliveira, de 71 anos, foi preso nesta terça-feira (12) em Santa Isabel (SP) durante uma operação do Ministério Público de São Paulo (MPSP) que investiga um esquema de corrupção envolvendo auditores fiscais da Secretaria da Fazenda estadual. A ação também teve como alvo um executivo da Fast Shop e um fiscal de tributos apontado como operador central do grupo criminoso.

Segundo as investigações, o esquema beneficiava empresas do varejo na quitação de créditos tributários em troca de pagamentos mensais de propina, feitos por meio de uma empresa registrada em nome da mãe do fiscal. Estima-se que mais de R$ 1 bilhão tenham sido movimentados de forma ilícita. Os suspeitos podem responder por corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Sidney Oliveira nasceu em 15 de novembro de 1953, em Nova Olímpia (PR), começou a trabalhar em farmácias aos 9 anos e fundou a Ultrafarma no ano 2000, após experiências no setor e a criação da rede Drogavida. As diligências do caso seguem em andamento, e as empresas citadas ainda não se pronunciaram oficialmente.