Na última segunda-feira, a Escola dos Sonhos Educare promoveu um encontro especial com Auritha Tabajara, escritora, poetisa, contadora de histórias e primeira mulher indígena a publicar cordéis no Brasil. Vinda do povo Tabajara, no Ceará, Auritha compartilhou com as crianças sua trajetória e suas histórias marcadas pela ancestralidade, poesia e memória coletiva.

O evento reuniu todas as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, proporcionando momentos de escuta, imaginação e pertencimento. Durante a atividade, as crianças ouviram histórias que atravessam gerações, repletas de afeto, humor, identidade e conexão com a natureza. A autora apresentou um olhar sobre o Brasil dos povos originários, ressaltando a importância da tradição e da convivência respeitosa com o mundo.
A iniciativa faz parte do projeto pedagógico da Educare, que busca oferecer experiências educativas que ultrapassam os muros da sala de aula. A presença de Auritha Tabajara reforçou o compromisso da escola em ampliar repertórios culturais, fortalecer a identidade e nutrir o encantamento das crianças por meio da literatura e do contato direto com autores brasileiros.
Durante o encontro, os alunos puderam fazer perguntas, trocar impressões e conhecer de perto a trajetória da autora, reconhecendo nela uma referência de resistência e criatividade. O silêncio atento em diversos momentos demonstrou o respeito e a curiosidade das crianças diante das histórias contadas.
A escola também envolveu as famílias, incentivando a aquisição dos livros de Auritha Tabajara como forma de ampliar a experiência e levar para casa narrativas que valorizam a sensibilidade, o pertencimento e o amor pela vida.
Com ações como essa, a Educare reafirma sua identidade como um espaço que valoriza a cultura brasileira, reconhece os povos indígenas como parte essencial da formação do país e entende a infância como um tempo de escuta, convivência e aprendizado significativo.
Ao receber Auritha Tabajara, a escola celebrou a literatura, a arte e a palavra como expressões vivas da cultura e da memória coletiva.