A maravilhosa biodiversidade brasileira é reunida em um site

BIODIVERSIDADE

Mais de três quartos de todas as espécies de anfíbios, mamíferos terrestres, peixes de água doce e salgada, formigas e plantas vivem nas regiões tropicais do planeta. E o Brasil tem uma contribuição impressionante: abriga 12% das espécies de plantas do mundo, 12% dos mamíferos e 24% as espécies de peixes. Esses números, são resultado do esforço de cientistas brasileiros e estrangeiros, e estão reunidos no site: www.hiperdiversidade.ambiental.media. 

ADIDOS

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu, as inscrições para seleção de candidatos para 12 postos de adido agrícola junto às representações diplomáticas do Brasil no exterior. O adido agrícola é o servidor de cargo efetivo ou empregado público designado para exercer missão permanente de assessoramento em assuntos agrícolas, sendo responsável pela identificação de oportunidades, desafios e possibilidades de comércio, investimentos e cooperação para o agronegócio brasileiro.

CRÉDITO

Banco do Brasil vai destinar R$ 135 bilhões para a safra 2021/2022. O valor é 17% superior ao volume aplicado na safra anterior. Para pequenos e médios produtores, o valor destinado é de R$ 34 bilhões. Os números foram divulgados durante lançamento do Plano Safra da instituição, que contou com a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro.

APOIO

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) recebeu, a ministra Flávia Arruda (Secretaria de Governo), no intuito de harmonizar a pauta do agro com a do Governo Federal. Flávia Arruda defendeu o diálogo entre o Planalto e o setor agropecuário e citou a necessidade de convergência entre a bancada e o Governo em pautas, que ela conceituou como “fundamentais para o crescimento do país”.
ACORDO

A Sociedade Rural Brasileira promoveu reunião virtual do Comitê de Relações Internacionais. Na ocasião,  as apresentações do Embaixador Rubens Barbosa, que serviu o Brasil em Washington e atualmente preside o Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex) na Fiesp e do Rodrigo Lima, Diretor Geral da Agroicone. Ambos os palestrantes abordaram o tema “Acordo de Paris”, detalhando os principais pontos do acordo, compromissos firmados pelo Brasil, as perspectivas para a reunião em Glasgow, assim como, as oportunidades e desafios com o mercado de carbono.
PEIXE

A Comissão Nacional de Aquicultura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu virtualmente, para conhecer algumas iniciativas da Embrapa Pesca e Aquicultura voltadas para o setor produtivo. O presidente da comissão, Eduardo Ono, destacou que a organização da cadeia produtiva é fundamental diante das características peculiares e da enorme diversidade de espécies de peixes, crustáceos, moluscos entre outros alimentos provenientes da aquicultura.
PARÁ

Mais uma operação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para garantir a segurança alimentar dos povos tradicionais no país será realizada, dia 6 de julho. A empresa vai contratar, por meio de leilão eletrônico, o serviço de frete para levar 213.530 cestas de alimentos, que desta vez terão como destino municípios localizados no estado do Pará. 

FRIO

Uma intensa frente fria chegou a diversas regiões do País, baixando as temperaturas e levando nebulosidade, geadas e até neve a algumas localidades, como observado no Sul do Brasil. O fenômeno, registrado pela primeira vez neste ano, ocorreu nas cidades de São Joaquim, Urupema e Água Doce (SC). 

INVERNO

O Rio Grande do Sul irá colher sua maior produção das culturas de inverno, nesta safra 2021, de 3,7 milhões de toneladas de trigo, cevada, canola e aveia branca, segundo dados da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A previsão de uma safra de inverno robusta, com condições climáticas positivas para os próximos meses, os preços num patamar bom e elevado,  a tecnologia que vem chegando ao longo dos anos, o acesso à assistência técnica, todo o planejamento e profissionalismo são responsáveis por essa estimativa de uma supersafra de inverno.
* Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista.Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com