A tão aguardada Entrada dos Carros de Lenha, que marca o início oficial das Festas de Agosto, emocionou o público presente homenageando o Ano Nacional dos Leigos. Com o tema “Os Caminhos de São Roque – O Andarilho do Amor”, a vida do Padroeiro foi apresentada por meio de encenações, cenários e danças.
São Roque foi representado em diversos momentos por atores, que de diferentes formas contavam a trajetória do santo, que passou de nobre a peregrino. Nem mesmo o frio e a chuva tiraram o brilho e a alegria do desfile, que reúne milhares de pessoas pelas ruas centrais da cidade.
Fechando o desfile, os Festeirinhos foram apresentados em um carro denominado “O Brasil que queremos: Eu sou o Brasil Ético”. “Assim como São Roque manifestou-se contra os abusos políticos que a Igreja vinha sofrendo e decidiu rezar pela sua Pátria e por uma Igreja dividida, assim também nós podemos ser protagonistas diante do momento que o Brasil está vivendo”, explica a organização do evento.
“O Mestre insiste no testemunho daqueles que são chamados. Ele nos fala e espera de nós uma resposta; envia-nos em missão e deseja que a nossa luz brilhe. Tanto a Virgem Maria quanto São Roque obedeceram e atenderam a este apelo do Senhor. Em épocas diferentes, ambos deixaram sua luz brilhar perante o mundo: Maria pelos caminhos da Palestina, Roque em seu itinerário para Roma. Nossos Santos Padroeiros são modelos de leigos a serem seguidos. Eles nos inspiram a viver esta graça: ser ‘luz no mundo’ e ‘sal da terra”, explica a Paróquia de São Roque.
Trânsito
Somente nos últimos dias da Festa, 15 e 16, haverá obstrução das ruas por onde passam as procissões. No dia 17 as barracas começam a ser desmontadas.