Um trágico acidente aéreo ocorrido na noite de terça-feira (23) no Pantanal, em Aquidauana (MS), resultou na morte de quatro pessoas. Entre as vítimas está o arquiteto e urbanista chinês Kongjian Yu, considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura mundial, além dos cineastas brasileiros Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr., e o piloto Marcelo Pereira de Barros, proprietário da aeronave.

Kongjian Yu estava no Brasil desde o início de setembro e havia participado da 14ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, no Parque Ibirapuera. Nos últimos dias, gravava documentários sobre sua obra ao lado da equipe brasileira. O acidente ocorreu durante o trajeto de Campo Grande. As causas ainda estão sob investigação.
Quem foi Kongjian Yu
Nascido em 1963 na China, em uma família de agricultores, Kongjian Yu foi professor da Universidade de Pequim e fundador do escritório Turenscape, um dos maiores de arquitetura paisagística do mundo. Criador do conceito inovador de “cidades-esponja”, projetou obras em mais de 70 cidades chinesas voltadas à sustentabilidade urbana. Formado na Universidade Florestal de Beijing e doutor pela Universidade de Harvard, também atuava como consultor do governo chinês.