Agentes realizam palestra sobre a dengue e escorpiões

Os Agentes de Vetores da Secretaria de Saúde ministraram na segunda-feira (29) palestras de conscientização sobre a dengue e escorpiões aos participantes do Programa Renda Cidadã, na sede da Secretaria de Assistência Social de Mairinque.

Essa ação faz parte do cronograma de atividades desenvolvidas no Renda Cidadã, que trata de assuntos como saúde, educação, meio ambiente, lazer e mercado de trabalho com pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e recebem algum benefício de transferência de renda do Governo do Estado.

Na ocasião, os agentes Jaime Silvestre e Rafaella Pereira explicaram como acontece a proliferação do Aedes Aegypti e dos escorpiões, além de como identificá-los e quais são as ações para impedir a sua reprodução. “Algumas pessoas que estavam presentes relataram já terem contraído Dengue, por isso é importante apresentar todas as possibilidades para que essas pessoas possam se proteger e combater esses vetores na proximidade de suas casas”, explica Jaime.

A terapeuta ocupacional responsável pelo acompanhamento do Programa Renda Cidadã, Márcia Renata da Silva, afirma que trazer essa temática envolve a realidade dos participantes e que com a presença dos profissionais da saúde, eles podem tirar dúvidas e conhecer um pouco mais sobre o assunto.

“Todos os temas trabalhados nos encontros mensais estão conectados com o dia a dia dessas pessoas. No caso dessas palestras, a ideia era desmitificar alguns fatos e mostrar o que pode ser feito em caso de acidentes e quais medidas podem ser tomadas para combater a transmissão dessas doenças”, explica Márcia.

O Programa Renda Cidadã é um programa estadual de transferência de renda que promove ações complementares e concede apoio financeiro direto às famílias, visando a autossustentação e a melhoria de qualidade de vida da família beneficiária. A seleção para o Programa é feita pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social – SEDS, a partir dos dados das famílias inclusas no Cadastro Único.