AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

Congresso Nacional aprovou a Política Nacional de Pagamentos por Serviços Ambientais (PNPSA)

  Preservar a natureza é um dever de todos nós, e receber por isto é um incentivo para que seja assim –  Foto: Reprodução /Internet

SECA

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou medidas de apoio aos produtores rurais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que perderam as lavouras por causa da seca. As medidas foram solicitadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e aprovadas no dia (23). O conselho autorizou a criação de linha uma emergencial de crédito de custeio para plantio na mesma área para os pequenos e médios produtores enquadrados no Pronaf e no Pronamp.
FLORES

O setor de flores e plantas ornamentais vem se recuperando após as dificuldades enfrentadas com a pandemia do coronavírus, que diminuiu significativamente a demanda e fez com que os produtores descartassem parte da produção. Para reverter esse quadro e apoiar o setor, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou a Instrução Normativa 64/2020 e disponibilizou no site a lista com mais de 1,8 mil espécies de flores e plantas ornamentais introduzidas no Brasil.
QUEIJOS
Pesquisa sobre as características dos queijos artesanais da região do Serro, que reúne 11 municípios localizados a cerca de 300 quilômetros a nordeste de Belo Horizonte, apresentou dados inéditos sobre sua qualidade, tipicidade e identidade.  O estudo avaliou aspectos de queijos artesanais do Serro ao longo do seu processo de maturação, em condições ambientais.
EROSÃO

Um estudo inédito da Embrapa identificou e mapeou as áreas suscetíveis e vulneráveis à erosão hídrica em todo o território brasileiro, gerando mapas que foram disponibilizados à sociedade na plataforma tecnológica do Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos no Brasil (PronaSolos). Os mapas nacionais de erodibilidade, suscetibilidade e vulnerabilidade dos solos à erosão hídrica podem ser acessados facilmente por meio de um sistema de informações geográficas (SigWeb).
FUNDO

O Congresso Nacional debate uma nova opção para investidores participarem do agronegócio brasileiro, por meio de Projeto de Lei, que visa a criação dos Fundos de Investimento do Setor Agropecuário (FIAgro). É uma opção também aos produtores, que passarão a ter mais opções de crédito, com juros mais baixos. A proposta aprovada na Câmara dos Deputados será agora analisada pelos senadores.
APROVADO

O Congresso Nacional aprovou a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PNPSA) que institui o Programa Nacional de Compensação por Serviços Ambientais (PNCSA) e o Fundo Federal de Compensação por Serviços Ambientais (FFCSA). O objetivo da medida é incentivar proprietários rurais a promoverem ações de conservação ambiental e ampliação da provisão de serviços ambientais, estabelecendo critérios para a implantação das iniciativas e pagamento ou compensação.
CORREIOS

Em meio aos preparativos para as celebrações do final de ano, os Correios prestam uma homenagem para um produto que é presença confirmada na mesa dos brasileiros nesta época: as uvas. No dia 22 de dezembro, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou uma coleção com cinco selos comemorativos, homenageando cultivares de uvas brasileiras, desenvolvidas pelo Programa de Melhoramento Genético ‘Uvas do Brasil’.
MEL

Com o aumento crescente da demanda pelo mel brasileiro por parte dos países importadores, em especial Estados Unidos e União Europeia, o preço do produto pago ao produtor paranaense registra recordes consecutivos. No mês de novembro, a elevação foi de 21,46% em relação ao recebido pelo quilo do produto no mês de outubro. No acumulado de setembro a novembro a alta registrada foi de 52,13%. Em 2019, o estado se destacou como maior produtor e exportador de mel do país. Este ano, o estado registrou, no fim de novembro, um volume exportado da ordem de 8.975 toneladas do produto.
TRIGO

A comercialização de trigo no mercado doméstico segue lenta, com compradores se mostrando abastecidos para este período de fim de ano. Além disso, agentes consultados pelo Cepea estão acompanhando a greve dos trabalhadores portuários na Argentina. A preocupação é que esta paralisação prejudique as importações de trigo e derivados pelo Brasil – destaca-se que a colheita do cereal está em andamento no país vizinho. Quanto aos valores do cereal no mercado brasileiro, voltaram a se firmar na maioria das regiões acompanhadas pelo Cepea.

* O jornalista Mauricio Picazo Galhardo tem 63 anos, é paulistano. Trabalhou como repórter na TVE (ES) em 1985. Esteve por dois anos morando no exterior; na República Oriental do Uruguai, República do Paraguai e República Argentina. Em 2013 se interessou pelo setor do agronegócio, e agora tem esta coluna semanal de noticias do agronegócio em geral. Também é o autor do quadrinho semanal Agro-Cartoon, publicado no site:www.agro-cartoons.blogspot.com.br.