AgroNotícias por Mauricio Picazo Galhardo

SUSPENSÃO

O Governo Federal suspendeu a cobrança de PIS e Cofins na importação de milho até 31 de dezembro deste ano. O objetivo é desonerar o custo de aquisição externa com foco no aumento da oferta interna buscando reduzir a pressão de preços e os custos dos criadores de animais, já que o grão é importante insumo na alimentação de bovinos, suínos e aves.


URGÊNCIA

Foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução, que cria o Grupo de Trabalho de Enfrentamento a Perdas e Desperdício de Alimentos no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio – CDSA. O tema será debatido na Cúpula dos Sistemas Alimentares, a ser realizada no dia 23 de setembro, em Nova York (Estados Unidos), pela Organização das Nações Unidas (ONU). 


CRESCIMENTO

Empresas instaladas em municípios paulistas que já conquistaram reconhecimento junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) estão vendo os negócios crescerem. Com o Selo Sisbi, elas obtêm uma certificação para vender os produtos em outras regiões do país. É o caso de Eduardo Nalin, de Rio Claro, sócio de uma empresa do setor cárneo, e que começou com seis funcionários. Após a obtenção do Selo, o número de funcionários passou para 35.


CONSELHO

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) inaugurou, o seu Conselho do Agronegócio, em evento que teve palestra do ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, indicado ao Nobel da Paz 2021, e que contou com a presença do secretário de Agricultura de São Paulo, Itamar Borges, e do secretário-executivo da pasta Francisco Matturro. Recepcionados pelo presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – FACESP e da ACSP, Alfredo Cotait Neto, e pelo Coordenador do Conselho do Agronegócio da ACSP, Cesário Ramalho.


HOMENAGEM

Os engenheiros agrônomos Maria Argentina Nunes de Mattos e Jorge Aparecido Quiessi foram homenageados pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) com a medalha “Fernando Costa”, como destaque em Defesa Agropecuária, em cerimonia realizada no dia 17 de setembro de 2021, na sede da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), em Piracicaba. 

EMPREGOS

A pandemia de covid-19 trouxe reflexos à taxa de desemprego no país. Atualmente, no Brasil são 14,8 milhões de pessoas sem emprego. O ministro do Trabalho, Onyx Lorenzoni, afirmou que o foco do combate ao desemprego são os jovens e que a expectativa é criar, até o final deste ano, 2,5 milhões de postos formais de trabalho, com reflexo também no setor produtor de alimentos. 


AUTOCONTROLE

A expansão progressiva e constante do agronegócio brasileiro nas últimas décadas impôs ao Estado uma carga elevada de demanda na execução das práticas de controle e fiscalização agropecuária. Neste sentido, a modernização na prestação de serviços de controle se tornou ainda mais necessária, com uma atuação mais inteligente e compartilhada. 

PESQUISA

A ciência e a tecnologia como base do desenvolvimento das pesquisas agropecuárias foi o tema que norteou a audiência pública, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal. O projeto de lei (PL 6417/2019), de autoria dos senadores Styvenson Valentim (Podemos-RN), Soraya Thronicke (PSL-MS) e Luis Carlos Heinze (PP-RS), todos membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), cria um sistema de informações sobre pesquisa agropecuária.


ARMAZENAGEM

“Como o Fiagro pode ser utilizado para financiar estruturas de armazenagem?”. Esse foi o tema de mais um encontro virtual promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com o Instituto Brasileiro de Direito do Agronegócio (IBDA). O debate faz parte de uma série de lives sobre o Fiagro (Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais).

SUSTENTABILIDADE

O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, foi um dos palestrantes do painel “A evolução da agricultura sustentável no Brasil” realizado durante o 10º Fórum Lide de Agronegócios, ao lado do ex-ministro da Agricultura e indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021, Alysson Paolinelli, do embaixador da FAO para o Cooperativismo, Roberto Rodrigues, e do coordenador da Rede Paolinelli, Ivan Wedekin.

(Com informações de assessorias)
* Mauricio Picazo Galhardo é Jornalista.

 Email: mauricio.picazo.galhardo@gmail.com