“Amai ao próximo como a ti mesmo”?

Em meus atendimentos com a terapia familiar sistêmica, eu falo muito de amor. Conhece aquela locução máxima da bíblia: “Amai ao próximo como a ti mesmo”? Na busca de ser amado ou aceito pelo outro acaba lembrando apenas de uma parte da frase “AMAI AO PRÓXIMO”.

Quando nos aprofundamos na segunda parte “COMO A TI MESMO”? Há um recado sutil como se deve amar ao próximo. Essa máxima fala sobre um amor equilibrado, você só consegue amar o outro na exata medida em que se ama. O que acha disso?

O mais importante da frase é  “Como a ti mesmo” é um convite para olhar para dentro de si , acolhendo uma parte nossa que muitas vezes está escondida na frustração no ressentimento e mágoa, da nossa criança interior e em algum momento acaba cobrando que o outro lhe dê o que ele não pode, porque você mesmo não dá para si o que espera do outro. Um caminho de solução na prática é fechar os olhos em um lugar tranquilo e  imaginar sua criança triste. Diga para ela: “sim” você pode sentir tristeza . Diga “sim” eu atendo a suas necessidades.

Isso significa o reconhecimento e aceitação de uma dor emocional que nos visita a todo momento, a ideia não é negar ou excluir é acolher o medo e tristeza. Mas quando você entende que ao dizer sim para si e se cuidar, cuidar de suas necessidades. Só então você fica presente e verdadeiramente disponível para dizer sim ao outro. O que você achou dessas ideias aqui?

Gostaria de ouvir suas impressões. Ok? Envie uma mensagem solicitando mais informações sobre o Curso de Constelação Familiar ou por quatro encontros do processo sistêmico, focando um caminho de solução na sua vida pessoal, saúde, relações de casal e família.

Thiago Souza – Terapeuta Familiar Sistêmico

  • Instagram: @thiagosouza.processo.sistêmico
  • Fone Fixo (11) 2428-2192
  • WhatsApp (11) 99344-1412