Ao invés de dar conselhos, ajude fazendo perguntas

A Constelação Familiar ajuda as pessoas a compreenderem suas experiências internas (ou “modelo de mundo”). Cada pessoa tem o seu próprio modelo de mundo, formado inicialmente na família por suas crenças, valores, experiências e influenciado pelas pessoas com quem mais se convive (pais, parentes, amigos, professores, mentores etc…).

Interiorizando essa ideia, podemos entender melhor as outras pessoas, pois todos nós agimos acreditando que estamos fazendo a coisa certa naquele momento dentro das nossas referências internas. Quando você discute com alguém, você acha que está certo. Da mesma forma, isso acontece com a outra pessoa. Duas pessoas agindo certo (cada uma pensando em si) e o resultado da discussão será mágoas e ressentimentos.

Entenda a outra pessoa, concorde com ela e depois compartilhe a sua ideia ou argumento, usando frases do tipo “concordo com você”; “e se considerarmos isso” e “a sua alternativa está correta, mas e se isso fosse assim…”. Dessa forma, você propõe alternativas, mantendo a opinião dela como uma das possibilidades.

O ARGUMENTO é uma ideia aberta sem ponto final, pois se o outro contribuir com uma ideia melhor para benefício do todo. Troque imediatamente a sua ideia pela dele.  Imagine que dentro de você e dentro das outras pessoas existe uma imensidão de recursos, muitas vezes adormecidos. Argumentar um com o outro é a soma desses dois modelos de mundo. Imagine como você pode ajudar as outras pessoas fazendo perguntas ao invés de dar conselhos.

A pessoa pode encontrar as próprias respostas que tem dentro de si. Dependendo da forma com que a outra pessoa recebe os seus conselhos, pode soar como “por que ele não cuida da própria vida?” ou “só eu sei o que eu passo…”

Bom, todas essas informações são muito lindas, só que só funcionam se forem praticadas. Comece a pensar no outro quando está em um relacionamento e imagine as causas que levam a outra pessoa a fazer o que faz. Garanto que em pouco tempo você entenderá melhor e ficará mais tranquilo para lidar com situações desafiadoras.

Como disse Dale Carnegie, uma crítica e uma discussão nunca irá fazê-lo conquistar as outras pessoas.  Ficam aqui, então, você e o seu poder de escolha. Você escolhe utilizar isso ou não… Envie uma mensagem solicitando mais informações sobre o Curso de Constelação Familiar ou por quatro encontros do processo sistêmico, focando um caminho de solução na sua vida pessoal, saúde, relações de casal e família.

Thiado Souza – Terapeuta Familiar Sistêmico

  • Instagram: @thiagosouza.processo.sistêmico
  • Fone Fixo (11) 2428-2192
  • WhatsApp (11) 99344-1412