APAE São Roque 40 anos de história no arquivo de O Democrata | O Democrata

A APAE São Roque foi fundada em 24 de setembro de 1981, mas o arquivo do jornal O Democrata registra antes desta data o trabalho da Comissão Organizadora do Núcleo da APAE em São Roque.

Em 12 de setembro de 1981, o texto “Por que APAE?” (foto 1) fala da importância da criação da entidade. “Prestar nossos bons serviços no sentido de criar aqui um núcleo da APAE, plantar a semente deste símbolo e produzir flor é fazer parte integrante de um trabalho muito maior…”

“… é fazer com que cada pai, cada mãe, apoiados na comunidade, defendam o futuro dos seus filhos excepcionais sem super-protecionismo, mas com profundo respeito pelos seus direitos.”

Em 3 de outubro de 1984 (foto 2), apresenta a primeira diretoria e anuncia a realização de um Bazar Beneficente.
Primeira diretoria da APAE-São Roque: Deise Diniz Boccato (presidente), Ignez de Castro Carvalho (vice), a primeira da Elzira de Lima, esposa do prefeito Quintino de Lima (presidente da Feira da Bondade), Olga Lima Mirim (diretora de patrimônio), Vitório Tosi Filho (contador), Gertrudes Alzira Ferreira “Dona Gê” (relações públicas), Maria Raquel R. Papa (1ª secretária), Eunice Grilo (2ª secretária), Dídimo Gagliardi (1º tesoureiro) e Ofélia Zulacá Pereira (2ª tesoureira).

Conselho Fiscal: Miguel Riezu Riezu (presidente), Ruth Emery de Souza, Jaime Garcia Fernandes, Ratib Buchala, Elisa Carlos e Júlio Boschini Filho. Conselho Administrativo: Maria Clélia Tancler Gagliardi, Nilda Burgus Maluf, Suely Moya de Oliveira, Selma Schumacker, Maria Aparecida Azevedo Junqueira, Marlene Lopes Heiras, Gislaine Maria Paula Santos, José Joaquim Carlassara, Denise Maria Botti, Lélio Antonio de Góes, Sueli Moraes Migueloni, Sueli Maria Silva Carvalho, Ana Maria Vieira da Silva, Marilda Von Klay dos Santos, Iracema Capela Maluf, Luzia Chesine Monfrinato (representante Mairinque), Jonas de Campos (representante Ibiúna) e Luciana Novelli (representante Maylasky).

A família Riedel, especialmente Diaulas Riedel, colaborou de forma decisiva para a implantação da APAE. Primeiro com o empréstimo do terreno da primeira sede na rua São Paulo (atual Câmara Municipal) e depois com a doação de mil metros quadrados na rua Capitão Joaquim Silveira Mello (Santa Quitéria) onde foi construída a sede própria.

Além disso, vendeu outra parte do terreno do imóvel em condições especiais. Ao todo são 2.025 metros quadrados.

Em 2 de fevereiro de 1982, a APAE publicou um agradecimento à família Riedel (foto 3). “Do terreno que você doou brotarão as flores da inteligência e da capacidade humana. Brotarão poemas de amor e canções de esperança.”

A primeira sede na Rua São Paulo foi inaugurada em 6 de junho de 1982 e ganhou destaque na primeira página de O Democrata (foto 4).

O sonho da sede própria, na Santa Quitéria, começou a se tornar realidade em 8 de fevereiro de 1986 com o lançamento da Pedra Fundamental (foto 5).

Em 26 de maio de 1990, (foto 6) a APAE novamente foi manchete de O Democrata para finalmente anunciar a “Vitória da comunidade. APAE/São Roque inaugura hoje sua sede própria”.

Vander Luiz

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados