Araçariguama se prepara para abertura de comportas da represa | O Democrata

Neste domingo, 30, após um final de semana com intensas chuvas na capital e na região a oeste da capital, a cidade de Araçariguama entrou em estado de alerta para alagamentos, principalmente na parte baixa do Bairro Santa Ella, cortado pelo Rio Tietê. Segundo a EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), a usina hidrelétrica de Rasgão, em Pirapora do Bom Jesus, opera com grande vazão de água e, se o volume de chuvas não diminuir, existe a possibilidade de abrir as comportas o que inevitavelmente vai tingir as casas ribeirinhas da região.

O prefeito Rodrigo Andrade esteve no bairro junto com a Defesa Civil e fez um apelo aos moradores para que deixem as casas e procurem abrigo com amigos e parentes. “Muitos moradores resistem em deixar seus lares, o que é muito compreensível. Mas há o grande risco com suas vidas. Está disponível a escola EMEF Thereza De Campos Castro, “o TCC”, como abrigo geral, inclusive, a quadra da escola para quem quiser abrigar os animais, jamais devemos abandoná-los. Para casos especiais como bebês recém nascidos, idosos, enfermos, etc… temos o hotel como opção. O nosso almoxarifado está a disposição para insumos urgentes. Enviamos máquina e ambulância para plantão local” – disse.

Em Franco da Rocha, uma das cidades mais atingidas pelas chuvas, já se espera a abertura das comportas da Represa Paiva Castro. O número de mortos em decorrência das chuvas que atingem o estado de São Paulo chega a 18 desde a última sexta-feira, segundo o governo paulista. De acordo com o balanço da Defesa Civil, do total de óbitos, sete são de crianças. Há ainda nove feridos e cinco desaparecidos. Aproximadamente 500 famílias estão desalojadas ou desabrigadas.

O governador João Dória sobrevoou as cidades atingidas e disse que liberou R$ 15 milhões para amenizar os estragos. A Defesa Civil do Estado mantém ativo alerta de chuvas fortes, seguidas por raios e ventos em boa parte do estado, com risco, em áreas vulneráveis, de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados