Em 31 de janeiro de 1974, a Prefeitura e a Câmara Municipal de São Roque trocaram a Praça da Matriz (esquina com a XV de Novembro) pela rua Padre Marçal passando a ocupar parte do Colégio São José. Hoje, o prédio que ainda pertence ao poder público está alugado para o Centro Universitário São Roque (ex-FAC São Roque). O Arquivo Vivo do Jornal O Democrata revive essa mudança.

Não foi apenas apenas uma mudança de pouco mais de 100 metros passando praticamente de uma esquina para outra, representou uma grande intervenção arquitetônica no centro da cidade. O antigo casarão que abrigava os poderes executivo e legislativo estava em precárias condições e não demorou para ser totalmente demolido abrindo espaço para a segunda pista do início da Avenida João Pessoa que passaria ainda por um terreno da Prefeitura e pelo imóvel desapropriado da Sapataria Castro (esquina da Padre Marçal).

Ao lado da antiga Prefeitura (subindo a rua XV de Novembro) ficava o lendário Casarão do Barão de Piratininga (Antono Joaquim da Rosa) que também estava em ruínas pela ação do tempo e do proprietário que não queria o tombamento (preservação) do imóvel que foi vendido para as Casas Pernambucanas.

Pressionado pela situação caótica, o prefeito Jarbas de Moraes (1973/76) fez um grande festa para marcar a inauguração da nova casa como registrou o Jornal O Democrata. “Considerando que o prédio já não oferecia condições de segurança aos funcionários que ali trabalhavam resolvemos aproveitar a oportunidade de adquirir o condomínio “Raposo Tavares” (Rua Padre Marçal, 30), onde confortável e condignamente instalamos todos os setores da administração e da Câmara”, destacou na prestação de contas do primeiro ano de mandato enviada aos vereadores

O prefeito precisou da aprovação da Câmara Municipal para realizar a compra do imóvel no valor de um milhão, quatrocentos e quarenta mil cruzeiros pagos da seguinte forma: Cr$ 240 mil no ato da compra e saldo em parcelas anuais de Cr$ 300 mil cruzeiros sem juros ou correção. A Prefeitura ficou na Padre Marçal até o prefeito José Antonio Sanches Dias (1992/94) comprar o antigo imóvel da indústria Peterco na rua São Paulo. A Câmara seguiu no endereço até o início dos anos 2000 quando construiu o prédio próprio também na Rua São Paulo.
Vander Luiz