Ataque russo em Kiev deixa 18 mortos, incluindo 4 crianças, e aumenta pressão por fim da guerra – O Democrata

Um ataque aéreo em larga escala realizado pela Rússia contra Kiev, na madrugada desta quinta-feira (28), deixou 18 mortos, entre eles quatro crianças, e ao menos 38 feridos, segundo autoridades ucranianas. O bombardeio, que durou mais de nove horas, atingiu sete distritos da capital, destruindo prédios residenciais e deixando equipes de resgate em operação em mais de 20 locais.

Foto: Reprodução/X

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o episódio expõe a escolha da Rússia pela “balística em vez da mesa de negociações”, em meio aos esforços internacionais liderados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para buscar um cessar-fogo. Zelensky voltou a cobrar novas sanções contra Moscou.

De acordo com a Força Aérea Ucraniana, a maioria dos drones e mísseis lançados foi interceptada – 563 dos 598 drones e 26 dos 31 mísseis. Ainda assim, os impactos diretos e a queda de destroços provocaram incêndios e a destruição de edifícios residenciais, especialmente no distrito de Darnytskyi.

Enquanto isso, o Ministério da Defesa da Rússia relatou ter derrubado 102 drones ucranianos que miravam instalações estratégicas em sete regiões, incluindo refinarias de petróleo.

O ataque reforça a escalada da guerra e o impacto devastador sobre civis longe da linha de frente, aumentando a pressão por soluções diplomáticas e novas medidas de contenção ao avanço russo.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados | Política de Privacidade
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.