Aterro sanitário que seria instalado às margens do Ribeirão do Colégio é interditado pela Prefeitura de Araçariguama – O Democrata


A Prefeitura de Araçariguama interditou na terça-feira, 8, as obras de terraplanagem de um aterro que seria construído pela Proactiva Meio Ambiente Brasil LTDA, às margens do Ribeirão do Colégio e das nascentes de água que abastecem o município de Araçariguama e desembocam no Rio Mombaça encaminhando água também para o município de Itu.

Os motivos para tal ação são de que a referida empresa está descumprindo a Lei de Zoneamento Municipal, aprovada recentemente na gestão da prefeita Lili Aymar, o embargo emitido pela Administração Municipal, além da decisão judicial que manteve o embargo e também os danos ambientais causados pelo empreendimento, inclusive com soterramento de nascentes.

Uma força-tarefa reuniu mais de 100 pessoas, incluindo Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente, que esteve na área do terreno para vistoria. No local, somente a equipe de fiscalização da prefeitura foi autorizada a se aproximar. Nenhum representante da empresa recebeu os fiscais, apenas outros funcionários, que estavam com os rostos cobertos.

Um carro foi colocado no portão para impedir a entrada da equipe de fiscalização, que só conseguiu acesso pela lateral do terreno. A obra foi interditada e lacrada pela prefeita Lili Aymar, que deu voz de prisão aos oito funcionários que estavam no local e foram levados para a Delegacia de Polícia Civil.

Vale destacar que pelo menos 80 árvores foram derrubadas sem a devida autorização, a preparação do solo, sem contar que a obra de terraplanagem não tem licença e nem alvará para operarem. A atual gestão é contraria a instalação do empreendimento, pois no local existem nove nascentes, que formam o Ribeirão do Colégio, que é o único ponto de captação de água potável do município, que, por sua vez, desagua no Ribeirão do Mombaça, que é o único ponto de captação de água da cidade de Itu, visando assim, a proteção dos mananciais em benefício da população atual e futuras gerações.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2025 - O Democrata - Todos os direitos reservados
Os textos são produzidos com modelo de linguagem treinado por OpenAI e edição de Rodrigo Boccato.