Bairros rurais de Mairinque registram mais ocorrências de incêndio; na cidade já são 102 casos em 2020

A Coordenadoria de Defesa Civil, junto ao Grupamento de Bombeiros, da Prefeitura de Mairinque divulgou nesta semana um balanço de ocorrências envolvendo incêndios na cidade. De acordo com o que foi informado à redação do Jornal O Democrata, os locais que mais registraram queimadas foram os bairros Cristal, Dona Catarina, Oriental e Sebandilha, na zona rural da cidade.

Segundo o balanço publicado pela instituição em suas redes sociais oficiais, são pelo menos 104 incêndios registrados no município em 2020, sendo que 70 desses casos aconteceram entre abril e maio. Comparado a 2019, quando foram contabilizamos apenas 37 durante os seis primeiros meses do ano, os registros praticamente triplicaram durante o mesmo período.

Com essa situação, os responsáveis pela Defesa Civil da cidade iniciaram, em março, a “Operação Estiagem”, que tem como principal objetivo reduzir os impactos ambientais causados com as queimadas, através de ações, como capacitações, oficinas e palestras, até o final de setembro.

Para denunciar provocações de incêndio, ou em casos de emergência, a Defesa Civil e os Bombeiros atendem pelos números 199 e 4718-2013.

Queimadas em São Roque

De acordo com informações da Prefeitura de São Roque, os bairros Jardim Boa Vista, Vila Nova, Goianã, Morro do Saboó, Morro do Cruzeiro e a Estrada da Rancharia têm registrado queimadas.

Conforme o que foi dito à redação, a maioria dos incêndios são controlados, mas geram reclamações por conta de fumaça e fuligem.

Os bombeiros de São Roque atendem pelo número Corpo de Bombeiros de São Roque (11) 4712-3386.