Batata Inglesa, Baroa, Doce ou Yacon

A batata é, historicamente, uma das culturas culinárias mais importantes do mundo e por isso faz parte da alimentação de muitos povos e gerações. O Brasil é um grande produtor e consumidor desse tubérculo, que se caracteriza, como uma das mais importantes fontes de carboidratos para nosso organismo. De acordo com Associação Brasileira da Batata (ABBA), o agronegócio da batata envolve em torno de 5 mil produtores em 30 regiões de sete estados brasileiros (MG, SP, PR, RS, SC, GO e BA).  Ela pode ser consumida nas mais variadas formas e composições: frita, cozida, assada e até mesmo industrializada, para produção de fécula, seletas e chips.

Muito saborosa, a batata possui diversos nutrientes para o nosso organismo. Com pouca quantidade de gordura, em 100 gramas, possui, em média, 65 calorias. Também contém vitaminas do complexo B e C, e os sais minerais como fósforo, ferro, potássio e cálcio, que dão mais força à musculatura e aos ossos do corpo. Uma fonte importante de amido, carboidrato usado como fonte de glicose, e por isso, deve ser consumida em pequenas porções pelos diabéticos. Para quem tem a doença, a melhor opção é a batata yacon, ainda menos calórica. Cem gramas da batata yacon tem cerca de 32 calorias, enquanto uma comum tem 65. Rica em Potássio, a batata yacon ajuda na pressão arterial e cãibras. Muitas pessoas não sabem como prepara-la, mas é mais simples do que parece, ela é consumida crua, em saladas ou nos sucos e cozida como os outros tipos de batata. 

Em relação às propriedades nutricionais, as batatas doce e baroa são boas para substituir a inglesa porque são muito mais nutritivas. Isso acontece porque elas têm raízes tuberosas, capazes de armazenar mais nutrientes. Além disso, têm ação antioxidante, desintoxicante, antiinflamatória e ainda ajudam a combater o ganho de peso, o envelhecimento precoce e o surgimento de doenças crônicas.D No entanto, a batata-inglesa é fonte importante de fósforo, vitaminas do grupo B e vitamina C. Quando for comprar de preferência para as mais lisas e sem rachaduras e para conservá-la, o ideal é evitar o uso da geladeira porque a temperatura baixa pode alterar seu sabor. A batata também é rica em vitamina K, nutriente que torna a artéria mais elástica e, portanto, auxilia na prevenção de acidentes vasculares e previne câimbras. Outra curiosidade dos benefícios desse alimento para nossa saúde é o suco de seu caldo, que ajuda a aliviar dores no estômago.

As batatas contêm quantidades significativas de vários micronutrientes. Desse modo, elas são uma excelente fonte de vitamina B6, que ajuda o organismo a converter fontes de não-carboidratos em uma forma utilizável de energia. Também desempenha um papel na produção de glóbulos vermelhos e neurotransmissores (mensageiros químicos que enviam sinais de uma parte do corpo para outra). A vitamina B6 é um nutriente essencial, o corpo não pode produzi-la, é preciso obtê-la dos alimentos. 

Curiosidades:

  • O tubérculo também é destaque quando o assunto é vitamina C. Uma unidade contém 17 miligramas, uma boa porção dos 65 a 90mg recomendados diariamente. Tal vitamina é um poderoso antioxidante. Dessa maneira, a ingestão adequada pode reduzir o risco de certos tipos de câncer, principalmente os da boca e do trato digestivo.
  • E, embora as bananas geralmente recebam todo o crédito quando se trata de potássio, as batatas são realmente uma fonte muito melhor. O mineral ajuda a combater a pressão alta, que por sua vez pode reduzir o risco de várias doenças crônicas.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Fernandes A. M. et al “Como plantar Batatas”. Embrapa Hortaliças,ISSN 1678-880X Versão Eletrônica.

Toda quinta-feira os cidadãos de São Roque têm a oportunidade de interagir e adquirir produtos produzidos localmente com manejo agroecológico na Feira Agroecológica de São Roque, que ocorre na Av. 3 de Maio, 900 das 8h até as 12h. @feiraagroecosaoroque