Bebidas Artesanais | O Democrata

Na agricultura familiar e em comunidades onde a parte rural é destacada, a produção de bebidas produzidas através do beneficiamento das frutas produzidas que são transformadas em licores, coquetéis de frutas, cervejas artesanais, bebidas com baixo teor alcoólico adocicada, sucos, chás e águas saborizadas auxiliam na manutenção das rendas de diversas famílias.

O licor é uma bebida alcoólica adocicada, caracterizada pela elevada proporção de açúcar misturado a álcool, frutas, raízes, sementes, ervas, flores e até cascas de vegetais, ao natural ou desidratadas, que servem também para definir o sabor. Um licor é, portanto, constituído basicamente de três ingredientes – álcool, xarope de açúcar e frutas. Licores são bebidas muito saborosas, com propriedades digestivas, estimulantes e reconstituintes. Podem ser servidos para agradar os visitantes, ou como aperitivo servido antes da refeição para estimular o apetite, ou ainda como digestivo, após as refeições. A origem mais provável do licor é atribuída a poções caseiras e a xaropes de ervas e de frutas. Essas preparações resultavam em bebidas adocicadas, muito saborosas e, por vezes, coloridas. Existem muitas maneiras de preparar um licor, as técnicas foram, durante muitos anos, formuladas artesanalmente.

O processo da produção é simples, porém necessita de um tempo de espera e atenção em todas as etapas do processo. Considerando que os principais atrativos das frutas são cor, aroma, sabor, ao preparar um licor à base de frutas, deve-se ter o cuidado de preservar esses atributos e substâncias, de modo que o consumidor possa imediatamente associá-lo à fruta com a qual foi preparado.

Estando bem relacionado com festividades e comemorações, a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no mundo, porém essa bebida contém uma variedade de compostos bioativos, vitaminas e minerais, capazes de promover benefícios quando a ingestão for moderada. O mercado está sempre buscando produtos diferenciados e exclusivos, assim como o campo das cervejas artesanais. Nos últimos anos, tem sido desenvolvido cervejas com frutas, como acerola, abacaxi, com Kefir de água que trazem frescor e possibilidades de novas produções ao pequeno produtor.

A kombucha é outra bebida que pode ser encontrada nas produções familiares, é uma bebida composta por um chá preto ou chá verde funcional fermentado pela adição de açúcar e leveduras e bactérias acéticas, como uma massa de microorganismos aglomerados. Portanto, com bactérias saudáveis extremamente benéficas ao intestino auxiliando seu funcionamento regularmente evitando doenças e colaborando para a absorção de nutrientes. Você pode adicionar amora, maçã, maracujá, beterraba, é realmente muito versátil e substitui o refrigerante, é saudável e delicioso.

A cachaça artesanal é uma das bebidas mais conhecidas e consumidas e de norte a sul do país, é possível encontrar pequenos alambiques e produtores usando os mais diversos processos de produção, e entre eles tem vários lugares aderindo ao manejo agroecológico nessa produção, em todas as bebidas produzidas artesanalmente, as práticas adotadas devem valorizar o uso eficiente e a preservação dos recursos naturais, a melhoria da qualidade do solo, o aumento da biodiversidade, a utilização de práticas agroecológicas para o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas e o uso de material propagativo de qualidade e de boa procedência. Tendo em mente que a produção artesanal é um meio para o pequeno produtor escoar seus alimentos beneficiados e com propriedades e qualidade para que o consumidor seja respeitado e agraciado com um produto que irá lhe trazer prazer na degustação e benefícios para sua saúde.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: “Cachaça Orgânica e Sustentabilidade: experiências, perspectivas e desafios”, que faz parte do volume 4 do livro eletrônico “Agroecologia: métodos e técnicas para uma agricultura sustentável”, disponível para download gratuito no site da Editora Científica.

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados