Benefícios medicinais dos temperos, das ervas e especiarias

Alguns temperos podem ser acrescentados no preparo do alimento e podem ser inclusos nas refeições até mesmo para quem segue dietas, alguns podem até ter efeito termogênico ajudando no emagrecimento, como é o caso da pimenta. Não sabemos com certeza quando os temperos começaram a fazer parte das preparações de nossas refeições, mais com a evolução dos usos e costumes, muitos deles foram incorporados ao nosso dia a dia, e hoje fazem parte da rotina em nossas residências e estabelecimentos que se utilizam desses ingredientes diariamente.

A cebola e o alho são considerados como essenciais para a maioria dos brasileiros quando pensam em tempero. Os temperos naturais possuem ações anti-inflamatórias, antioxidantes, calmantes, estimulantes, cicatrizantes e antibióticas. Já os temperos que são industrializados possuem altos níveis de sódio, além dos aromatizantes, aditivos de sabor e corantes. Por isso, dê preferência para os temperos e ervas frescas, assim você vai ter mais sabor e saúde em suas preparações.

O alho é antioxidante, anti-inflamatório, previne doenças cardiovasculares, além de combater vírus, bactérias e fungos. É rico em alicina, substância responsável pelo forte odor, e possui vitamina A, B1, B2, C, e alguns outros minerais como o enxofre e cálcio.

A cebola é rica em fibras e tem vitamina B1, vitamina B2 e vitamina C. A cebola também conta com cálcio, fósforo, ferro, magnésio, selênio, sódio e potássio. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, ajuda na recuperação de resfriados, e também contribui na prevenção do câncer, trombose, anemia e minimiza o envelhecimento da pele.

A pimenta é rica em capsaicina, um antioxidante e anti-inflamatório que ajuda a aliviar dores e melhora a digestão e quanto mais forte o sabor da pimenta, mais capsaicina ela contém. Além desses benefícios, a especiaria ajuda a acelerar o metabolismo, aumenta a libido, age como anti-inflamatório e atua como antioxidante, prevenindo alterações nas células.

A salsa ou a salsinha possui vários benefícios e por isso deveria ser mais utilizada diariamente. Tem propriedade diurética que ajuda a prevenir retenção liquida e promove uma limpeza, desintoxicando o corpo. Alguns dos principais benefícios que a salsa apresenta, são: ação anti-inflamatória, controle de açúcar no sangue, combate anemia, alivia constipação intestinal e possui ação rejuvenescedora.

A cebolinha é utilizada como tempero e faz parte da família dos vegetais e ervas. Seus benefícios são inúmeros e por ter vitamina A, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, retarda o envelhecimento, ajuda no crescimento do cabelo, melhora a saúde ocular e tem ação antioxidante.

O louro têm suas folhas utilizadas para a preparação de chás, e, também, para temperar comidas, como o feijão, por exemplo. Os principais benefícios são: combate os gases, alivia as cólicas, tem ação anti-inflamatória, ajuda a regular o ciclo menstrual e auxilia na digestão.

O alecrim é conhecido como a erva da alegria, tem ação expectorante, melhora inflamações e gripe, e tem forte ação antioxidante, prevenindo derrames e doenças cerebrais degenerativas, por ser rico em fibras, ferro e cálcio. Pode ser consumida em chás, como tempero em diversos pratos e também é utilizado em arranjos ornamentais.

O coentro, é uma erva muito utilizada como tempero de cozinha, traz benefícios para saúde como ajudar a controlar o colesterol, prevenir anemia e melhorar a digestão.

Além de poder ser utilizado para dar sabor e cheiro às preparações culinárias, o coentro também pode ser usado para incrementar saladas, sucos verdes e chás.

O cultivo com manejo agroecológico está em ascensão no Brasil e no mundo, uma vez que a busca por um planeta mais justo, limpo, sustentável e equitativo tem sido pautada em diversas esferas políticas, sejam elas educacionais, agrárias ou de sustentabilidade. Cultivar e consumir produtos pensando na qualidade e em suas propriedades demonstra um cuidado e um modo de vida, que visa alcançar um equilíbrio entre os seres e nosso planeta. 

Toda quinta-feira os cidadãos de São Roque têm a oportunidade de interagir e adquirir produtos produzidos localmente com manejo agroecológico na Feira Agroecológica de São Roque, que ocorre na Av. 3 de Maio, 900 das 8h às 12h. Instagram: @feiraagroecosaoroque Facebook @feiraagroecologicadesaoroque

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Stobart, Tom “Ervas, Temperos e Condimentos”. Ed. Zahar.