Beterraba, doce e desintoxicante | O Democrata

A beterraba é um dos vegetais mais utilizados na gastronomia em todo o mundo. Muito versátil e extremamente saboroso, esse tubérculo possui diversos nutrientes e propriedades medicinais, principalmente o ferro, que auxiliam o organismo, combatem e previnem doenças, como a anemia, por exemplo. É também conhecida por ser uma aliada dos treinos físicos e por ser rica em vitaminas A, B, C e minerais como sódio, potássio, zinco, magnésio e ferro, proteínas, essa planta roxa atua também na prevenção de doenças e do envelhecimento dos tecidos. Pode ser consumida em saladas cruas, sucos ou cozidas, em sopas ou tortas. E as suas folhas também são muito nutritivas e podem ser usadas em sopas e saladas, em todos os tipos de preparo suas propriedades são mantidas. Além disso, ela é pobre em gordura, rica em vitaminas, minerais e antioxidantes.

Por ter uma excelente densidade nutricional, fornece propriedades tecnológicas que a indústria de alimentos utiliza como enriquecimento de massas, bolos e biscoitos e sua cor roxo-avermelhada ocorre por conter betalaínas, que é um pigmento natural, pouco encontrado naturalmente e com propriedades antioxidantes associadas à proteção contra doenças degenerativas.

Nos países de clima frio a fonte de açúcar provém da beterraba e não da cana de açúcar como no Brasil. O consumo de beterraba pode:

  • Ajudar na limpeza (desintoxicação) do organismo;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Combater anemias relacionadas à falta de ferro;
  • Favorecer a manutenção dos tecidos cerebrais;
  • Regular as funções musculares e nervosas;
  • Prevenir problemas no baço e no fígado;
  • Promover o descongestionamento das vias urinárias;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Ajudar na produção de glóbulos vermelhos;

Curiosidade:

Você sabia que a acelga é uma variedade de beterraba? É muito apreciada na culinária oriental, possui folhas verdes ou avermelhadas com talos longos e firmes.

As cascas de beterraba e as beterrabas murchas podem ser usadas para fazer corantes naturais.

Muito bacana!

Por ser muito alcalino, o suco de beterraba é muito eficaz no tratamento da acidose. Beber regularmente o suco pode ajudar a aliviar a constipação. Essa raiz também é rica em fitoesteróis, substâncias vegetais que não são produzidas pelo organismo humano e promovem a redução do colesterol em 30 a 40%. E também possui nitratos, substâncias que produzem no sangue um  gás conhecido como óxido nítrico. O óxido, por sua vez, dilata os vasos sanguíneos e as artérias, reduzindo a pressão arterial. Esse é um daqueles alimentos que só acrescentam sabor e saúde ao nosso organismo. São diversos os tipos de preparo e receitas que você pode fazer com ele, e tem a facilidade de ser encontrado o ano todo.

Silvia Hermida – Bióloga e Produtora Rural

Fonte: Carvalho D.F., ET AL. “MANEJO DA IRRIGAÇÃO ASSOCIADA A COBERTURAS MORTAS VEGETAIS NO CULTIVO ORGÂNICO DA BETERRABA”. Eng. Agríc., Jaboticabal, v.31, n.2, p.269-277, mar./abr. 2011.

Toda quinta-feira os cidadãos de São Roque têm a oportunidade de interagir e adquirir produtos produzidos localmente com manejo agroecológico na Feira Agroecológica de São Roque, que ocorre na Av. 3 de Maio, 900 das 8h até as 12h. @feiraagroecosaoroque

Jornal O Democrata São Roque

Fundado em 1º de Maio de 1917

odemocrata@odemocrata.com.br
11 4712-2034
Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 04
Centro - São Roque - SP
CEP 18130-070
Copyright 2021 - O Democrata - Todos os direitos reservados